ARTESÃOS DE DUQUE DE CAXIAS RECEBEM CARTEIRA NACIONAL EM CERIMÔNIA NO TEATRO RAUL CORTEZ

Os artesãos que foram aprovados na chamada de Avaliação Técnica feita pela Secretaria de Turismo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, estão sendo convocados para a entrega da Carteira Nacional do Artesão, a ser realizada no dia 27 de outubro, às 10h, no Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador, centro do município.

Na Avaliação Técnica realizada no mês de agosto deste ano pela Secretaria de Turismo do Estado RJ (Setur-RJ), através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), cerca de 500 artesãos com domicílio no município de Duque de Caxias, passaram a ter direito ao documento que identifica o trabalhador em todo o território nacional.
A cerimônia de entrega da Carteira Nacional do Artesão contará com a presença do prefeito Washington Reis, de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado RJ.

Carteira Nacional do Artesão
Fornecida gratuitamente, a Carteira Nacional do Artesão foi criada em 2012 como um desdobramento do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e funciona como uma identificação nacional do trabalhador. Entre os benefícios para seus portadores estão facilidades para participar de feiras de artesanato no país e no exterior, para obter crédito e para realizar oficinas e cursos na área.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato envolve 8,5 milhões de pessoas no país, que movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano.

Os dados específicos do estado do Rio de Janeiro ainda são inexistentes. Até o momento, foram cadastrados 10.061 artesãos em todo o estado do Rio de Janeiro. Destes, cerca de 2.100 já receberam a carteira. O cadastro é composto de quatro etapas: recolhimento de dados pessoais, levantamento de dados socioeconômicos, comprovação e registro de foto. Para a comprovação, o artesão precisa produzir uma peça na frente de funcionários da Secretaria de Estado de Turismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s