Guardas Municipais atuam com ronda escolar

arddA Escola Municipal Adilson Rodrigues Soares, em Pacheco recebeu na última terça-feira (21/11), mais uma visita de ronda escolar, realizada pelos guardas municipais de Itaboraí. A visita contou ainda com uma palestra sobre trânsito, ressaltando os valores que contribuem para um trânsito melhor.

Segundo o coordenador da Ronda Escolar, o guarda municipal Wellington Barreto, aproximadamente 20 escolas estão inseridas nas visitas, que acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de aula. As escolas são contempladas de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Educação, que envia o pedido para a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

“Nosso objetivo é dar apoio e participar da rotina das escolas. E ainda manter a integridade de alunos, professores e funcionários, proporcionando assim, o bem-estar de todos. É um trabalho gratificante, os alunos menores ficam agitados, nos abraçam. Já os maiores ficam mais receosos e inibidos, uma espécie de respeito”, frisou Barreto.
A palestra contou com vídeos educativos sobre a importância do cinto de segurança; regras para motoristas, passageiros e pedestres; placas de sinalização, dentre outros.

Após ouvir atentamente a palestra, a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, Maria Heloísa Figueiredo, 9 anos elogiou tudo o que viu. “Eu gostei da palestra e vou repassar tudo que aprendi para o meu pai, pois ele é motorista. E ainda vou ter mais atenção no trânsito, porque como pedestre faço parte dele também”, disse Maria Heloísa.

Para a diretora da escola, Getúlia Marins, a ronda escolar é um suporte que a unidade conta. “A ronda escolar é uma parceria necessária. Os guardas municipais colaboram na questão da violência, fluxo escolar e os alunos têm um respeito muito grande por eles. Aqui na escola temos pouca demanda, pois é uma comunidade tranquila, de zona rural e com valorização dos profissionais”, destacou Getúlia, destacando que a escola possui 106 alunos, da Educação Infantil ao 5º do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde, e aproximadamente 20 funcionários.

Ronda Escolar

A ronda escolar é um grupamento criado para coibir os atos infracionais no ambiente escolar, dando mais segurança para alunos, educadores e pais, fazendo uma integração com a comunidade. Seu objetivo é fazer com que o ambiente escolar seja um local seguro onde os alunos e profissionais possam ter seus direitos garantidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s