Prefeitura acompanha dragagem de rio na Mosela

A prefeitura acompanhou nesta segunda-feira (27.11) o avanço do programa “Rio Limpo”, que faz parte do Plano Verão. Após retirar mais mil toneladas de areia, terra e lixo próximo ao Palácio de Cristal, a dragagem do Rio Piabanha continuou pela Mosela. O início do trabalho pelo bairro aconteceu próximo à Escola Municipal Salvador Kling.

O programa é realizado pela Secretaria de Obras com a Comdep, Secretaria de Meio Ambiente e Águas do Imperador. A dragagem de rios foi autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e vai passar ainda pelos rios Palatinato e Quitandinha.

Esse é um serviço essencial para evitar alagamentos na cidade. A cidade está na preparação para o período chuvoso e a limpeza dos rios tem um papel fundamental. Por isso, este trabalho foi iniciado e já estamos no segundo ponto do rio Piabanha.

O assoreamento pode acontecer muitas vezes de forma natural, com os sedimentos sendo arrastados pelo vento ou pela água. Porém, na Mosela, além da terra e do lixo verde, também foi possível encontrar lixo como um tapete e uma chaleira, que foram retirados com uma retroescavadeira e um caminhão. Dois funcionários auxiliaram fazendo a remoção manual do mato e de pedras. Para o trabalho, um agente da CPTrans ajudou na orientação do trânsito.

De acordo com os moradores, há mais de 20 anos não havia limpeza do rio no bairro. “Toda chuva que acontece, deixa a rua alagada. E a gente percebe a falta que esse serviço faz. O assoreamento não dá fluxo para a água e aí, quando o rio transborda, a água vai direto na minha casa”, afirmou o aposentado Arnaldo Almeida, que mora bem próximo ao ponto inicial do trabalho na Mosela.

O Plano Verão é um conjunto de atividades de prevenção e de respostas para casos de deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. O objetivo é minimizar os efeitos da chuva e otimizar o atendimento em caso de ocorrências. O programa Rio Limpo faz parte deste planejamento, mas a limpeza já vem acontecendo permanentemente de forma manual pela Comdep durante todo ano.mosela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s