Abordagem à população em situação de rua é realizada no Raul Veiga

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo realizou ação conjunta, nesta quarta-feira (3), a pedido do prefeito José Luiz Nanci, de abordagem aos moradores em situação de rua da Praça da Bíblia, no Raul Veiga. A vistoria foi realizada em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Segurança Pública, Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, de Ordenamento Urbano, Parques e Jardins e de Conservação. No total, participaram cerca de 30 agentes, profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Guarda Municipal.

Cerca de 15 pessoas em situação de rua foram abordadas e catalogadas no Centro Pop, algumas já possuem benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal. Apesar da vulnerabilidade e de condições precárias, os moradores em situação de rua não quiseram ir a unidades de acolhimento.

“Temos feito o trabalho de abordagem de forma semanal com as equipes, realizando a retirada de documentos e a inscrição no Cadastro Único, inclusive, estes moradores já possuíam suas documentações, alguns já recebem benefícios do Governo Federal. No entanto, nenhum deles aceitou o acolhimento institucional”, destacou o coordenador do Centro Pop, Ferreira Guimarães.

Os principais objetivos da abordagem são identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com direitos violados; promover ações de reinserção familiar e comunitária e garantir a cidadania destes, que em sua maioria, estão em situação de rua pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, rompimento do vínculo familiar e desemprego.

Participaram da ação o secretário de Segurança Pública, Felipe Brito; subsecretário de Posturas, Everson Fernandes; subsecretário de Parques e Jardins, Gildo Godinho; subsecretário de Conservação, Leandro Motta; e o comandante da Guarda, Carlos Machado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s