Lidera Mulher irá garantir qualificação de gonçalenses

Empoderar a mulher, garantir qualificação, fomentar a criação do próprio negócio e o aumento do trabalho formal. Esses são os objetivos do projeto Lidera Mulher, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ONGs ligadas a estas áreas. Na manhã desta segunda-feira (15), no auditório do curso Layer, no Centro, o prefeito José Luiz Nanci assinou o termo de abertura da iniciativa – que terá duração de dois anos – com a presença das entidades participantes.

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, e da Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, o grupo de trabalho irá desenvolver cronograma para realização de feiras e eventos com intuito de garantir a qualificação das mulheres.

O projeto irá focar em quatro eixos: moda, beleza, gastronomia e artesanato. A partir de cadastro prévio, serão criadas oficinas laborais sobre empreendedorismo, formalização do comércio e gestão financeira, dentre outros assuntos, ministradas por empreendedoras gonçalenses com experiência no mercado de trabalho.

“É muito importante esse movimento em direção à capacitação. A cidade ficou parada em diversos quesitos durante muitos anos, então precisamos pensar em uma gestão eficiente. Estamos buscando projetos novos para reerguer a cidade”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

O Lidera Mulher foi desenvolvido pela servidora municipal e vice-presidente do Ipasg, Paola Figueiredo, após reuniões realizadas no projeto Lidera Rio, que envolvia representantes de diversos municípios do Rio de Janeiro.

“Fui a servidora municipal escolhida para representar São Gonçalo no Lidera Rio. Durante este tempo, pensei em desenvolver algo para o empoderamento da mulher e chegamos a este tema. Com ajuda do secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, que também participava das reuniões do Lidera Rio, elaborei o Lidera Mulher, projeto voltado para as mulheres do município”, conta Paola.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, as mulheres hoje em dia possuem espírito empreendedor e buscam abrir o próprio negócio.

“Queremos aumentar a taxa de mulheres no comércio e diminuir a informalidade na cidade. Capacitando e mostrando o caminho certo, conseguiremos alcançar resultados positivos”, enfatizou.

Para este primeiro momento, a Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência irá realizar o cadastro das mulheres interessadas em participar das feiras e oficinas. É importante destacar que o projeto engloba diferentes níveis, tanto para empreendedoras que ainda planejam abrir o próprio negócio, quanto para profissionais que já atuam no mercado.

“Estamos formando uma rede para escolher o espaço onde serão dadas as aulas e elaborar cronograma. O objetivo principal é fazer valer as políticas públicas para as mulheres. Nós precisamos nos emancipar. É essencial aumentar a taxa de mulheres no mundo dos negócios”, declarou a secretária da pasta, Marta Maria Figueiredo, acompanhada pela subsecretária de Políticas para as Mulheres, Andrea Machado.

Quem estiver interessado em participar do Lidera Rio pode realizar o cadastro através do telefone 3262-3611 ou 3262-3646. A reunião de apresentação ainda contou com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, Sistema Firjan e autoridades municipais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s