REFORMA DA PREVIDÊNCIA É DEBATIDA EM DUQUE DE CAXIAS

Nesta terça-feira (30/01), o prefeito Washington Reis participou de uma reunião no SESI Duque de Caxias promovido pela FIRJAN-RJ, sobre reformas estruturais. O principal assunto debatido no encontro foi a reforma previdenciária e a necessidade de mudanças no atual regime, destacando os impactos nas contas da União, estados e municípios caso a reforma não seja aprovada. De acordo com o governo federal, o déficit da previdência foi de R$ 268,8 bilhões em 2017.

O prefeito Washington Reis defendeu a importância da reforma da previdência e também da reforma tributária e trabalhista, esta última aprovada recentemente. “Se o governante não tiver coragem de mexer nos direitos adquiridos por uma minoria que ganha salários exorbitantes, quem sofre é o povo. E nós não podemos admitir que a população sofra. Essa reforma é muito importante para o país. Aqui em Duque de Caxias, por exemplo, a prefeitura precisa repassar todo mês R$ 23 milhões para complementar os recursos da previdência. Isso acaba diminuindo a nossa capacidade de investimentos no município”, ressaltou.

“O modelo como a previdência está estruturada é insustentável”, afirmou o presidente da FIRJAN Baixada Fluminense II, Roberto Leverone, ao abrir o evento. Leverone destacou que há 20 anos a Federação das Indústrias lançou o movimento “Reformas Já”, em que já defendia a reforma da previdência. “Postergar a aprovação da reforma é criar o risco de uma nova década perdida. A reforma não visa prejudicar o povo, ela representa uma lei mais justa”, completou.

Durante a reunião, o economista-chefe do Sistema FIRJAN, Guilherme Mercês, destacou que 44 dos 51 municípios fluminenses analisados pelo ìndice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado no ano passado, receberam conceito D no indicador de investimentos, o que indica que investiram menos de 8% do orçamento. Entre todos os estados do país, o Rio de Janeiro ficou com a menor média. O economista ressaltou ainda que o maior problema dos municípios atualmente é o orçamento comprometido com gastos com folha de pagamento.

Estiveram presentes no evento, além do prefeito Washington Reis, prefeitos e secretários municipais, o deputado federal José Augusto Nalin, o ex-ministro e atual diretor de Relações Institucionais da FIRJAN, Márcio Fortes, o presidente da Previ Meriti, Eliomar Santos, e outras lideranças municipais e estaduais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s