SOLIDARIEDADE MARCA DOAÇÃO DE SANGUE NO HOSPITAL DE MAGÉ

A palavra que descreveu a campanha de Doação de Sangue em Magé foi: Solidariedade. Os mageenses arregaçaram as mangas e deram um pouco de vida à quem precisa. Um ato de amor ao próximo que faz muita diferença, conta a técnica de enfermagem, Luciene Siqueira de Moraes Silva :

— Trabalho há 31 anos aqui no Hospital de Magé e também na hemodiálise, já perdi pacientes que precisavam de apenas uma bolsinha de sangue e não tinha o tipo deles. É preciso que as pessoas se conscientizem e venham doar. E quem não veio hoje, temos o transporte gratuito aqui no município que leva para doar no Hemorio, e depois a pessoa ainda recebe o atestado que ganha seu dia em casa. Eu sempre estou doando porque amanhã pode ser eu, um filho meu que precisa, explica ela, emocionada.

As equipes do Hemorio transformaram o auditório do Hospital de Magé num centro de coleta de sangue nesta quarta-feira (31), com pré atendimento, triagem e avaliação. A dona de casa Patrícia Oliveira, moradora da Lagoa, passou por todas as etapas e doou mais uma vez. Um ritual que ela cumpre há 15 anos, em nome de uma causa nobre. “Eu doei a primeira vez quando minha vizinha ficou muito doente e precisou de sangue. Fizemos uma caravana e fomos todos para Teresópolis doar, depois disso eu nunca mais deixei de fazer. É um ato de amor ao próximo. Agora nessa época de carnaval é que eles precisam da nossa doação ainda mais!”, declara.31-01-2018-doacao-de-sangue-fotos-gerson-peres-27

E Patrícia está certa! As transfusões beneficiam pessoas que sofreram acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas, que passam por cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas (câncer) e hematológicas (doenças do sangue).

Essa parceria é de grande importância para abastecer os estoques do banco de sangue, com esse ato de solidariedade. O Hospital Municipal de Magé realiza, em média, 80 a 120 transfusões mensais, e distribui bolsas de sangue para todas unidades da cidade. Cada doador preenche uma bolsa com 420 ml de sangue. O material passa pelo fracionamento, que separa hemácias, plaquetas e plasma, beneficiando muitos pacientes através de uma única doação. Também são retiradas amostras para exames laboratoriais, que determinam o grupo sanguíneo (A, B, AB e O), detectam de doenças transmissíveis pelo sangue e que depois podem ser retirados on-line pelo doador.

A auxiliar de limpeza Fabiane de Souza Moreira, de 41 anos, veio do bairro Maria Conga para doar sangue pela primeira vez. No começo ela ficou nervosa, mas após conversar com os profissionais do Hemorio na triagem, ela abriu o sorriso. Enquanto doava, ela comemorou:
— Era um sonho para mim. Agora eu vou doar sempre!

2 comentários sobre “SOLIDARIEDADE MARCA DOAÇÃO DE SANGUE NO HOSPITAL DE MAGÉ

    • Os requisitos para doação de sangue são:

      Estar em boas condições de saúde
      Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
      Pesar no mínimo 50kg
      Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
      Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
      Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
      Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s