ITABORAÍ OFERECE APOIO AOS ADOLESCENTES DO CREAS

Em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem oferecendo serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.

No Centro são atendidas pessoas em situação de risco social ou violação de direitos, com medidas de proteção, orientação, encaminhamentos para a rede de serviços especializados e acompanhamento de profissionais. Para isso, conta com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por pedagoga, psicóloga, duas  assistentes sociais e coordenadora.

Atualmente, o CREAS atende 42 adolescentes em medida socioeducativa em regime aberto e presta apoio também aos familiares. “Aqui acolhemos o adolescente que tenha cometido o ato infracional, prestamos orientação e  acompanhamentos, além de proteção a essas pessoas”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Costa, reforçando ainda que sua equipe de profissionais é extremante engajada no trabalho que realiza. “Quando um adolescente falta uma das reuniões, rapidamente buscamos saber o motivo e vamos até sua residência para remarcar uma nova data e assim, não interromper o acompanhamento que é realizado”, finalizou Roberto.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferece ainda aos jovens que estão em acompanhamento um benefício diferenciado, que nenhum outro município disponibiliza, um cartão com fornecimento de passagem para que o adolescente não falte aos encontros até que seu atendimento seja concluído.

Prova do trabalho sério que o CREAS vem realizando é a satisfação que Sr. Wellington Santana Chagas tem com toda equipe e o que foi realizado na vida do seu filho. “Vivi com meu filho mais velho momentos difíceis, mas ingressamos no CREAS, fizemos todo acompanhamento, que foi de extrema importância para a vida dele e de nossa família. Com o auxílio e orientação, hoje meu filho conseguiu emprego de carteira assinada no Tribunal de Justiça, ficou entre os quatro selecionados para trabalhar e isso é um orgulho sem tamanho”, disse emocionado Sr. Wellington.

O CREAS realiza ainda, atividades extras de inclusão e ressocialização dos jovens que são assistidos. São organizados pela equipe multidisciplinar, encontros e palestras com temas variados, voltados para orientação sexual e mercado de trabalho. Além de passeios culturais, emissão de toda documentação e inserção na vida escolar, caso o adolescente não esteja matriculado na rede de ensino.

“Nosso propósito é levar o adolescente que cometeu o ato infracional refletir sobre suas atitudes, dar responsabilidades, estimular o amadurecimento e oferecer meios para que não voltem a cometer a mesma ação, que o levou cumprir a medida. Queremos apresentar opções, caminhos e novas opções de escolhas”, explicou a assistente social do CREAS, Erica Simone Faleiro.

Já no início do segundo semestre será implantado para estes adolescentes o projeto Curso para Barbeiros. O objetivo é oferecer aos adolescentes um curso profissionalizante de barbeiro e assim, auxiliar a inserção no mercado de trabalho, gerando renda para ele e sua família.

Todo material utilizado no curso será oferecido gratuitamente. Cada adolescente receberá um kit, que será seu material de aprendizado e posteriormente de trabalho. Todos receberão os kits que irá conter: máquina de corte, máquina de acabamento, tesoura profissional pequena, capa para corte, espanador de cabelo, borrifador de água, pente sem cabo, pente com cabo, spray, navalha desfiadeira, shampoo, condicionador e jaleco branco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s