PREFEITURA DE GUAPIMIRIM REALIZARÁ MUTIRÃO DE GINECOLOGIA

A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar no dia 28 de abril, mais uma grande ação no município. O Mutirão de Ginecologia acontecerá no Posto de Saúde João Arruda, no Centro, das 08h às 13h.

Durante o evento serão oferecidos diversos serviços, como: consulta ginecológica, exame preventivo, mamografia, planejamento familiar, SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e orientações nutricionais. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

Para participar será necessário apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

SAE (Serviço de Atendimento Especializado)

O SAE oferecerá testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além de distribuir gratuitamente os insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino e gel lubrificante). Na sede, o serviço também oferece sessões de aconselhamento e Profilaxia Pós Exposição (PEP), para pessoas que tiveram alguma exposição ao vírus.

Mamografia

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Podendo ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O exame é recomendado para mulheres de 50 a 69 anos.

Exame Preventivo

O exame preventivo, também conhecido como “papanicolaou”, é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Por isso é importante que seja feito de forma periódica, permitindo que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.

Preparo para o exame

– Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos três dias anteriores ao exame;
– Evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame;
– É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Importante:
* Menores de idade somente serão atendidas acompanhadas do responsável legal.
* Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s