PROGRAMA OFERECE ATIVIDADES GRATUITAS DE ESPORTE E LAZER À POPULAÇÃO

O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) oferece aos cidadãos itaboraienses matriculados em seus núcleos e subnúcleos do programa, atividades educacionais interdisciplinares essenciais para o processo de sociabilização das crianças, adolescentes, jovens e adultos.  O PELC é uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

No subnúcleo de Venda das Pedras, no Centro Socioeducacional Passionista São Paulo da Cruz, em Areal são ofertadas gratuitamente as atividades de balé, ginástica, capoeira e futebol. As aulas de ginástica conta aproximadamente com 50 alunos entre jovens, adultos e idosos, promovendo o desenvolvimento de habilidades físicas e motoras, e o aprendizado de regras de convivência. Há dois espaços utilizados, sendo a sala de recurso e o campo, aonde as aulas são mais dinâmicas com circuitos, cones, bambolês, agachamentos e muita agilidade. As turmas são divididas em dois horários: as terças-feiras, das 15h às 17h e as quartas-feiras, das 8h às 9h.

Segundo o coordenador do núcleo de Venda das Pedras, Fábio Sena, através do PELC é possível levar lazer, cultura, aprendizado e diversão aos moradores. “O programa é gratuito e ainda há vagas em todas as atividades. Espero que as pessoas compareçam para participar de momentos de confraternização, integração e que faz bem para a saúde e a mente”, frisou Fábio.

27854452068_45e9c9194c_zJá o balé atende meninos e meninas entre 2 e 14 anos de idade. As aulas acontecem uma vez por semana, em duas turmas as quartas-feiras, das 9h às 10h e das 10h às 11h.

De acordo com o coordenador geral do PELC do município, Matheus Rodrigues, Itaboraí conta com 10 núcleos e 13 subnúcleos no município, e ainda há vagas disponíveis em todos eles. “O programa oferece um lazer gratuito e ainda a prática de esportes, atividades físicas e recreativas. O intuito do PELC não é formar atletas, e sim oferecer acesso gratuito e bem estruturado ao esporte e lazer para todas as idades. Vale ressaltar que o programa também é desenvolvido para atender as pessoas com necessidades especiais”, disse Matheus.

A aluna do PELC, Marcilene Daura de Jesus relatou a empolgação em estar participando do projeto. “Essa é uma oportunidade que todos deveriam aproveitar. Soube das aulas através de uma amiga e matriculei-me e iniciei as aulas de ginástica. Aqui me sinto renovada e muito feliz, pois ajudou bastante na minha autoestima e também na minha saúde física e mental”, afirmou Marcilene.

39915740650_1691d9cd2c_zAs oficinas acontecem em 10 bairros da cidade e são acompanhadas de perto por profissionais, entre coordenadores de núcleo, agentes sociais de esporte e lazer, além de estagiários do curso de Educação Física. A professora de ginástica Roberta Novis ressaltou que o projeto é uma válvula de escape para os problemas sociais que vivemos hoje. “É uma satisfação estar envolvida neste projeto tão amplo, assim, possibilitando à realização de esporte e lazer para a população. O fato de ter este subnúcleo aqui perto das pessoas é benéfico, pois não se faz necessário o deslocamento para longe”, disse Roberta.

Além das aulas já citadas, o Centro Socioeducacional Passionista São Paulo da Cruz, sob a coordenação da irmã supervisora Izaura Nascimento e a colaboradora Helen Gomes, disponibiliza outros inúmeros cursos gratuitos como crochê, pet aplique, depilação, cabeleireiro, inglês, eletricista domiciliar, corte e costura, entre outros.

Para se inscrever basta procurar um dos núcleos ou subnúcleos, com os seguintes documentos: original do RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos deverão ir acompanhados do responsável. O Centro Socioeducacional Passionista São Paulo da Cruz fica localizado na Avenida Carlos Lacerda, nº 2.281, em Areal.

Abaixo segue os locais e endereços dos núcleos e subnúcleos com atividades oferecidas pelo PELC. As modalidades oferecidas serão informadas por cada núcleo.

Vila Brasil

Capela Santa Edwiges, na Rua 7, s/nº

Quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Carlos Rodrigues Mororó, na Rua Bahia, nº 395 (subnúcleo)

Porto das Caixas

Associação de Moradores de Porto das Caixas, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/nº.

Quadra Poliesportiva de Porto das Caixas, na Rua 6, s/nº (subnúcleo)

Retiro São Joaquim

Centro Educacional Pedagógico Plínio Paschoal, na Rua Maceió, lote 4, quadra 120

Campo do Ernani, na Avenida Belo Horizonte, s/nº (subnúcleo)

Itambi

CIEP 451 – Eliza Antônia Rainho Dias, na Rua Augusta de Jesus, s/n – Itambi,

Campo da Bacia (subnúcleo)

Sambaetiba

Centro Comunitário de Sambaetiba, Estrada de Sambaetiba, s/nº

Quadra poliesportiva, da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, na Avenida Carlos Alberto Mendonça, s/nº (subnúcleo)

Rua 100    

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Rua F, quadra 165, lote. 3 e 4

Quadra poliesportiva da Rua 100, na Rua Papa João XXIII, 1318-1390 (subnúcleo)

Campo do Sr. Moacyr, na Rodovia Governador Mário Covas, nº 80, em Ampliação (Sub núcleo)

Joaquim de Oliveira

Associação de Moradores de Joaquim de Oliveira, na Rua 5, lote 325

Campo Beira Rio, Avenida Dr. Elias de Miranda, s/nº (subnúcleo)

Marambaia

Primeira Igreja Batista do Planalto, na Rua Anápolis, nº 329

Campo do Planalto de Marambaia, na Rua Anápolis, s/nº (subnúcleo)

Comunidade da Reta

Capela Nossa Senhora de Fátima, na Rua 28, nº 1983

Quadra poliesportiva da Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, na Rua 20, s/nº (subnúcleo)

Campo do Cruzeirinho, no bairro Esperança (subnúcleo)

Venda das Pedras 

Primeira Igreja Batista de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, nº 285

Campo de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, s/nº (subnúcleo)

Centro Socioeducacional Passionista São Paulo da Cruz, na Avenida Carlos Lacerda, Areal (subnúcleo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s