GOVERNO MUNICIPAL E SOCIEDADE PARTICIPAM DE OFICINAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO PARQUE NATURAL

A Prefeitura de Magé está promovendo a Oficina de Planejamento Participativo do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Barão de Mauá, para a formação de um conselho consultivo junto com a sociedade. A reunião acontece na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciada às 9h desta sexta-feira (11), e a 3ª Oficina de Formação do Conselho Consultivo ocorrerá das 9h às 13h, no sábado (12).

Nessa discussão será feito um documento oficial para contribuir para a Prefeitura,
“nós vamos apresentar o diagnóstico que nossos técnicos levantaram em campo e vamos também coletar informações dos participantes para o planejamento da unidade de conservação, as pessoas vão contribuir na definição de algumas ações que devem ser implementadas”, explicou o engenheiro ambiental da Fundação Onda Azul, Luan Harder.

“Fico muito surpresa hoje com a presença de pessoas de órgãos públicos de outros setores da Prefeitura, porque isso é fundamental. Nós estamos falando de política ambiental, política de conservação da natureza, e necessariamente precisa ser integrada a outras políticas públicas. O que precisamos saber é que o Plano de Manejo não trata apenas dos limites internos da unidade, mas desse plano sairão recomendações e normas para o trato do entorno do Parque. E vamos abordar isso também com a sociedade, então necessariamente precisamos da participação de lideranças e dos outros setores da Prefeitura”, disse a bióloga Sônia Peixoto, da empresa DMP Associados, responsável pela elaboração do Plano de Manejo.

Moradores da região, pescadores e membros de associações de moradores também participaram da reunião, “eu acho esse projeto ótimo, ele está se processando dentro da associação. As pessoas unidas podem pensar no melhor, é importante todos estarem envolvidos. E esse plano será muito bom porque esse parque está em um local que poucas pessoas conhecem, mas depois de concluído será um point”, afirmou o representante da Associação de Moradores de Guia de Pacobaíba, Manoel Gomes.

Para quem ainda não conhece, o Parque Natural Municipal Barão de Mauá (PNMBM) é uma unidade de conservação municipal de proteção integral criada em 2012 pelo decreto nº 2795. Situado no bairro Ypiranga, do município de Magé, abrange uma área de aproximadamente 117 hectares, que correspondem a uma área de aproximadamente, 117 campos de futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s