HOSPITAL MUNICIPAL RECEBE 1ª SEMANA DA ENFERMAGEM

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Mahatma Gandhi e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) iniciou na última segunda-feira (14/05), a 1ª Semana de Enfermagem, que prosseguirá até esta quinta-feira (17/05). O Dia da Enfermagem é comemorado em todo país, no dia 12 de maio, em alusão ao nascimento de Florence Nightingale, personagem histórica de grande relevância para desdobramento da Enfermagem no Brasil e no mundo.

A subsecretária de Atenção Especializada, Sônia Maria Rodrigues ressaltou emocionada a importância do profissional de enfermagem. “Quando fazemos com amor tudo flui. A Enfermagem é uma profissão fundamental e faz parte da minha vida, é uma arte que é preciso dedicação”, disse Sônia ao lado do coordenador de Enfermagem, Gabriel Mello que agradeceu a todos que se dedicaram para esta homenagem acontecer. E ainda ressaltou que a profissão é linda e tem muito  orgulho de fazer parte.

42154834681_5bf02ec709_zA enfermeira Priscilla Paixão realizou uma apresentação tocando um repertório especial, com seu saxofone alegrando a manhã de homenagens. Em seguida, o fisioterapeuta Sérgio Estrela ministrou a palestra sobre “Conscientização do estresse e a qualidade de vida”, destacando pontos como sinais de estresse; respostas emocionais, comportamentais e físicas e também propostas para melhorar o estilo de vida. “A conscientização sobre a melhoria da qualidade de vida colabora no progresso da Saúde e para autocontrole, provocando a mudança de paradigmas”, afirmou Sérgio.

Durante o encontro comemorativo destinado aos profissionais de enfermagem e técnicos, o diretor do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), Regis frisou que a data é comemorada deste a década de 40, homenageando Florence Nightingale, a propulsora desta profissão, que se destacou por organizar e chefiar uma equipe de enfermeiras voluntárias, que participaram da guerra da Crimeia, onde tratavam soltados feridos.

“Esta mulher foi um exemplo de perseverança e conhecimento. Também conhecida como dama da lanterna, simbolizando este brasão que cada um de vocês carrega no peito. Que esta chama nunca possa se apagar, pois a Enfermagem é a prática da arte de cuidar”, afirmou Regis.

42108245262_273f4b2b8b_zSimultaneamente no pátio HMDLJ havia tendas com atendimentos; orientações e avaliação nutricional; medição da circunferência; Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros, realizados pelas estagiárias de Enfermagem e orientadas pela professora de Nutrição da Universo, Dayse Mary Amaral. E ainda parcerias, efetuando procedimentos estéticos como higienização e limpeza de pele; maquiagem e também massagem lipo manual.

“Parabenizo a todos os profissionais da Enfermagem. Que possamos ter mais eventos como estes, pois todos se articularam para ajudar de alguma forma. O papel de vocês é essencial para a sociedade e merece todo cuidado. Este dia é de vocês”, ressaltou a gerente de qualidade da Associação Mahatma Gandhi, Luciana Maria Costa.

A enfermeira do pós-operatório, Viviane dos Santos destacou que ficou feliz pela Prefeitura dedicar esta semana para valorizar o bem estar do profissional. “Esta semana está nos trazendo aprimoramento e conhecimentos. E ainda melhorando nossa autoestima, pois cuidamos muito dos outros e às vezes esquecemos de nós”, relatou Viviane.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s