JOVENS DE CAXIAS TRILHAM CAMINHOS DE SUPERAÇÃO NA ÁREA ACADÊMICA

Luan Firmino Cruz, de 22 anos, morador de Jardim Primavera, e Diogo Oliveira Maciel, 23, morador de Santa Cruz da Serra, são exemplos de superação e de como usar bem as oportunidades. Os jovens iniciaram a vida acadêmica em escolas de Duque de Caxias. Logo em seguida, cursaram o Ensino Médio na unidade do Centenário do Colégio Pedro ll e o curso de Biotecnologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus Xerém, provisoriamente adaptado em estruturas de container.

A sede de conhecimento e vontade de vencer falaram mais alto. Em 2015, Luan aprofundou seus estudos e cursou mestrado em Imunologia e Inflamação no Instituto de Microbiologia da UFRJ. Atualmente, o estudante está fazendo doutorado nesta área de pesquisa. Diante de algumas parcerias internacionais, Luan foi convidado a fazer um trabalho em conjunto à Universidade da Pensilvânia, localizada na cidade da Filadélfia, Estados Unidos, com o renomado professor Phillip Scott.

Já Diogo, cursa mestrado em Biofísica na UFRJ e tem pretensões em atuar no doutorado na área de vacinas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, nos Estados Unidos. “Pretendo desenvolver uma vacina a fim de combater a leishmaniose, doença causada por um parasita chamado leishmania. Ainda não há uma vacina que combata esta doença que já é considerada calamidade pública,” ressaltou.

Luan explicou que a leishmaniose afeta animais e humanos causando úlceras na pele e mucosas. Esta doença é grave e pode ser considerada endêmica, pois somente no nordeste brasileiro 60% da população já foi atingida por esta infecção. “Minha pesquisa no doutorado é voltada para o estudo das células produtoras de anticorpos a fim de que seja criada a vacina e possa proteger a todos”.

Para incentivar os jovens moradores da cidade, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, vai inaugurar o novo campus da UFRJ, em Santa Cruz da Serra, no segundo semestre de 2018, com o objetivo de oferecer melhores condições aos estudantes. “Quero que todos tenham a oportunidade de estudar com muita segurança e conforto. Estes meninos moradores de Caxias são exemplos de dedicação e vontade de vencer. Vou lutar para que nossos jovens tenham o mesmo futuro,” concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s