MAGÉ ENTREGA 200 PASSES LIVRES UNIVERSITÁRIOS

Os 200 estudantes contemplados pelo projeto Passe Livre Universitário receberam neste sábado (19), o RioCard e o Bilhete Único que serão totalmente custeados pela Prefeitura de Magé. A cerimônia de entrega foi realizada na Praça Dr. Nilo Peçanha, com o show da dupla sertaneja Romulo e Ricardo.

Magé é o único município da Baixada Fluminense que oferece o benefício aos estudantes do ensino superior. Diferente do ônibus universitário, o projeto oferece a liberdade do aluno poder utilizar o serviço conforme a sua necessidade, sem precisar mudar a sua rotina de acordo com o horário do transporte, otimizando o seu tempo. Foram distribuídos dois tipos de cartão, o RioCard e o Bilhete Único, que atenderão às necessidades da grade semestral de cada aluno.

A Coordenadoria de Juventude do município (COJUV) está à frente dos cadastros e agora da entrega dos passes. “O que nós estamos fazendo hoje é garantir ao estudante universitário que ele possa ter mais facilidade para concluir o curso, então o projeto do Passe Livre Universitário é isso, beneficiar o estudante com o custeio da passagem para que ele possa ter mais oportunidade. A princípio são 200 jovens mageenses e o nosso objetivo é que vá ampliando, porque é um projeto todo custeado pelo governo municipal”, explicou Anderson Ávila, coordenador da COJUV.

“Mais feliz eu não poderia estar, acho que só quem é universitário e arca com a passagem, que é bem alta, sabe o quanto é importante essa vitória que tivemos hoje. Eu curso fisioterapia em Teresópolis e moro em Santo Aleixo, então esse RioCard vai salvar meu orçamento. Desde que comecei o curso eu sabia que havia a Lei do Passe Livre, então eu estava sempre cobrando, fiz um pedido na Prefeitura e até criei uma página no facebook, e hoje estou muito feliz de compartilhar meu agradecimento. Esse RioCard vai fazer a diferença na vida de muitos acadêmicos e vai incentivar a continuidade das pessoas na faculdade”, disse a aluna Carolina Fonseca.

“É um sentimento indescritível de dever cumprido, saber que efetivamente o nosso governo está contribuindo para mudar a vida das pessoas. Esse projeto de autoria do prefeito Rafael Tubarão, e que eu tive a oportunidade de participar construindo essa Lei junto com ele, é algo extraordinário. Nenhum município da Baixada tem um programa com a envergadura desse, que é o transporte universitário, já entrando com 200 estudantes que serão beneficiados”, disse Álvaro Alencar, vereador licenciado que atua no cargo de secretário de Agricultura Sustentável.

A estudante Barbara de Azevedo cursa Letras em Petrópolis e comemorou a oportunidade de fazer parte do primeiro grupo de beneficiados. “Eu acho que é incrível, porque é uma coisa que precisamos muito, ainda mais porque estudamos muito longe. Eu estudo em Petrópolis e moro em Fragoso, pego duas conduções e uma delas não tem integração com o Bilhete Único, e aí eu tinha que pagar a passagem inteira, que custa bem caro por dia”, explicou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s