FAETEC INSERE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

A Escola Especial Favo de Mel, localizada no Complexo de Quintino da Faetec, atende cerca de 125 alunos com diversos tipos de deficiência intelectual. Além de alfabetização, matemática e outras disciplinas básicas, a instituição oferece ensino profissionalizante, ajudando os alunos a se inserirem no mercado de trabalho.

A professora Ana Cristina de Carvalho, do Núcleo de Inclusão Laboral – setor responsável por fazer a mediação entre a escola e as empresas – explica que a ação é um processo de transição dos alunos para a vida adulta.

Para se prepararem para o mercado de trabalho, os jovens têm à disposição diversos cursos: auxiliar de garçom, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, contínuo e auxiliar de escritório.

– Há três vertentes dessa inclusão ao mundo do trabalho: como estagiário interno, na própria Faetec; como Jovem Aprendiz, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), experiência que dura 17 meses; e como funcionários, que ocorre sempre com o nosso acompanhamento e uma prévia sensibilização do setor que irá recebê-los – explicou Ana Cristina.

Além de estar atento às dúvidas e necessidades dos alunos empregados, o Núcleo de Inclusão Laboral também monitora questões como horários e condições de trabalho.

– A maior dificuldade é o estereótipo que eles carregam: no início, as pessoas não dão credibilidade à eficiência deles, e acabam infantilizando as situações. Depois, percebem que eles atendem bem a uma série de habilidades. O mais importante é não colocarmos limites. A gente nunca sabe até onde eles vão alcançar. E, muitas vezes, nos surpreendem – disse a professora do Núcleo de Inclusão.
Escola enfatiza a autonomia

Diretora da escola, Márcia Macedo do Nascimento avalia que 25% dos alunos estão no mercado de trabalho, mas que há muito mais jovens preparados para o desafio.

– Estamos sempre em contato com empresas para ver vagas para eles, há muitos alunos prontos e que desejam trabalhar. Eles são ótimos trabalhadores e nunca houve um caso de demissão em nosso programa. A questão é que, pela lei em vigor, quando um aluno começa a trabalhar, o benefício concedido pelo governo federal fica suspenso. E os pais ficam com medo que essa suspensão seja irreversível, porque um filho especial demanda cuidados contínuos, como remédios e profissionais de saúde – explicou a diretora.

pedagogia

A Favo de Mel mantém um brechó com roupas, artigos de casa, bijuterias e sapatos. As peças são organizadas e vendidas pelos alunos. O objetivo pedagógico é estimular a independência em casa, além da oportunidade de aprender a lidar com dinheiro, inclusive calculando o troco.

Com toda a renda arrecadada, os alunos fazem sempre uma festa de fim de ano: os estudantes escolhem o tema, as músicas e o que mais desejarem para confraternização com os amigos em mais um ano letivo de vitórias.
A Favo de Mel fica na Rua Clarimundo de Melo, 847, em Quintino Bocaiuva.
Prazer em trabalhar

“Já trabalhei em um grande restaurante, como ajudante de cozinha, e há um ano sou auxiliar de escritório na Cedae. Gosto do trabalho, as pessoas me tratam bem. E, com o salário, compro coisas para mim, como roupas e sapatos, além de ajudar nas despesas de casa. Na Favo de Mel, faço parte do time de futebol e faço natação. Nos fins de semana, gosto de ir ao shopping com a minha mãe e meu namorado.”
Jamile dos Santos, 31 anos

 
Sonho da casa própria

“Estou trabalhando para ajudar a fazer obra na casa da minha mãe e depois quero construir a minha casa. Meu sonho é morar sozinho. Estou há quatro anos como auxiliar de garçom em um restaurante. Quero fazer o curso de auxiliar de cozinha na Favo de Mel. Cada vez que fico triste, porque minha mãe está muito doente, venho para a escola e fico feliz, com os meus amigos. Estou na Seleção Brasileira de Basquete para especiais, e vou competir em Dubai no ano que vem.”
Diego Repizo Couto, 25 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s