MAGÉ INICIA QUALIFICAÇÃO PARA ATENDER PACIENTES DE DOENÇA FALCIFORME

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma qualificação da equipe de referência no atendimento aos pacientes de doença falciforme na comunidade quilombola de Magé. Coordenadores dos programas de prevenção em saúde participaram da primeira etapa junto com equipes da Atenção Básica, que aconteceu na sede da Secretaria no último dia 24.

Também conhecida como anemia falciforme, a doença é causada por uma mutação genética e hereditária, mais frequentes em negros, mas manifesta-se também em brancos. Alguns dos sintomas são dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, dores articulares, fadiga intensa, palidez e icterícia e atraso no crescimento. Atualmente os pacientes fazem tratamento no Hemorio, então a Secretaria está trabalhando para aproximar os tratamentos específicos da população.05

A criação do polo vai melhorar a vida de pessoas como o auxiliar administrativo Eduardo Nogueira, que mora em Santo Aleixo, e faz o tratamento em Teresópolis. “Vai ser muito bom ter esse polo aqui em Magé, vai ser importante não só para mim, mas para todos os pacientes que têm doença falciforme. É uma doença muito discriminada no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro”, comemora.

O próximo passo será a elaboração do protocolo de atendimento municipal que será aprovado pelo Estado. Para dar início às atividades do polo que terá uma equipe multidisciplinar preparada para atender, encaminhar e viabilizar o acesso do paciente às especialidades necessárias. A capacitação também pretende alcançar os enfermeiros das unidades de saúde, para estarem preparados para receber o paciente e orientá-lo sobre onde buscar o tratamento em Magé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s