SETOR DE ARTESANATO GANHA INCENTIVO EM SÃO GONÇALO

Dignidade, conquista e reconhecimento. Foi desta forma que os artesãos de São Gonçalo definiram a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo, através da secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes (Fasg) que promoveu o cadastro dos trabalhadores no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Através da iniciativa, os artesãos recebem uma carteira funcional que atesta a profissão e dá legalidade ao trabalho. Mais de 150 artesãos de São Gonçalo participaram da ação realizada nesta quinta-feira (07/06) no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. Para Maria José Costa da Silva, 57 anos, artesã há mais de 10, a carteira do artesão é uma forma de reconhecimento e oferece mais dignidade ao profissional.

“Eu estou muito feliz! Há muito tempo nós estávamos reivindicando esse reconhecimento. Essa carteirinha dá mais dignidade pra gente. Agora tenho minha profissão reconhecida e posso trabalhar nas feiras da cidade”, explicou.

Durante toda a manhã e parte da tarde, artesãos participaram de atividades no Centro Cultural Joaquim Lavoura. Às 9h houve a distribuição de senhas. Depois, foi realizada uma apresentação da ação pela coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Nea Mariozz. Após a palestra, foi iniciado o cadastramento e os trabalhadores finalizaram uma peça inacabada comprovando a condição de artesão.

Para o Prefeito, José Luiz Nanci, esta é uma ótima oportunidade para os artesãos da cidade.

“Esta era uma reivindicação antiga dos artesãos. Esta carteira de identificação faz com que haja uma maior valorização do trabalho dessas pessoas que podem trabalhar com mais tranquilidade por exercerem a profissão regularizada e com um documento emitido pelo Governo do Estado”, acrescentou.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e Presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a regulamentação da atividade oferece ainda mais dignidade ao artesão.

“Para nós, firmar esta parceria junto ao Governo do Estado é uma grande satisfação. São Gonçalo possui cerca de 2 mil artesãos cadastrados na secretaria de Cultura e aos poucos estas pessoas estão recebendo suas carteiras funcionais e podem atuar como artesãos em situação regular. Isto dignifica e valoriza ainda mais a profissão”, ressaltou o secretário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s