AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: CULTIVO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE CRESCENDO JUNTOS

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e criar a cultura de preservação do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável iniciou uma pesquisa na área Agroflorestal em um espaço implantado no Cepta – Centro de Ensino, Pesquisa, Treinamento em Agroecologia.

“Essa área separada para o Sistema Agroflorestal já possui árvores, mas normalmente espaços assim ficam tomados de mato. Nós limpamos e estamos reflorestando com mudas que darão maior densidade a mata e serão produtivas. Queremos aumentar no agricultor a consciência e a cultura de preservação. Vamos mostrar que ele preservando o meio ambiente, ele cuida da terra onde ele produz e não perde espaço de plantio. A área agroflorestal não é inimiga do agricultor, ele pode utilizar o espaço para cultivar respeitando a lei de proteção do meio ambiente”, explicou o secretário de Agricultura Sustentável, Álvaro Alencar.

A previsão é que até o fim da implantação sejam plantadas no Cepta aproximadamente 500 mudas de árvores, que servirão para pesquisa de observação, que dará assistência para os produtores locais. A área agrícola do município é cercada por espécies da Mata Atlântica, que o produtor rural costumava ver como espaço com potencial para o plantio. Com o projeto do Sistema Agroflorestal os agricultores terão acesso às pesquisas que incentivam a produção agrícola sem desmatamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s