PREFEITO ZELITO TRINGUELÊ CONCORRE AO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE

O prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, concorre ao prêmio Prefeito Empreendedor pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por ações desenvolvidas em 2017 na agricultura e na educação. Ele está entre os finalistas e o nome do vencedor em nível estadual será divulgado às 11h da próxima quinta-feira (28/6) em evento no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

Guapimirim concorre nas categorias Pequenos Negócios no Campo, com o projeto Guapi Sustentável, pela agricultura, e Empreendedorismo na Escola, com o projeto Educação Empreendedora em Movimento, pela educação.

Pela agricultura, vale destacar a criação da Sala do Produtor Rural e a Patrulha Mecanizada Agrícola (que auxilia o produtor rural com maquinário), entre outras ações de incentivo ao agronegócio.

Já pela educação, vale destacar o projeto Educação Empreendedora em Movimento, ao incentivar os estudantes a comprarem e a venderem sucos, sanduíches, entre outros itens, estimulando-os a atividades empreendedoras e a desenvolverem metodologias de negócio e o senso de responsabilidade.

“Estou muito contente por estar entre os finalistas. Esse é o meu primeiro mandato. Nosso governo tem feito tudo o que pode para incentivar o agronegócio e o empreendedorismo em Guapimirim. Criamos a Patrulha Mecanizada Agrícola (que auxilia o produtor rural com maquinário), a Sala do Produtor Rural, legalizamos a atividade de vários produtores, que apesar de produzirem em Guapimirim emitiam notas fiscais por outros municípios, doamos vacinas contra febre aftosa e raiva animal aos pequenos pecuaristas. Além disso, estamos incentivando o empreendedorismo em sala de aula em nossos alunos. Muitos poderão descobrir uma profissão ou uma vocação para os negócios. Esse projeto do JEPP me fez lembrar minha juventude: eu ainda era adolescente e já entregava quentinhas de bicicleta. Eu me dediquei a isso e me tornei um empresário no ramo”, contou o prefeito Zelito Tringuelê.

“Quando assumimos a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, fizemos de imediato um mapeamento das deficiências do setor para que pudéssemos saná-las e implementar as melhorias necessárias. Ao cadastrarmos produtores rurais, estamos combatendo a evasão fiscal, que é a perda de receita. Também distribuímos triturado e compostagem gratuitamente aos produtores. O agronegócio tem um grande potencial em nosso município”, avaliou o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Daniel Eugênio.

“Nossa proposta pedagógica com o projeto Educação Empreendedora em Movimento vai muito além do ensino básico de sala de aula. Temos discutido isso constantemente com nosso corpo docente durante os encontros pedagógicos que realizamos. A escola exerce mais que um papel social na vida de um indivíduo. A escola precisa ensinar, orientar e estimular a criatividade dos nossos alunos. O aprendizado que buscamos oferecer aqui é para a vida inteira. É uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho. Certamente, vários de nossos estudantes descobrirão que possuem habilidades empreendedoras e poderão se destacar futuramente como grandes comerciantes e empresários”, opinou a secretária Municipal de Educação, Cecília Pais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s