PREFEITURA DE ITABORAÍ RETOMA COM OBRAS DE CRECHE EM APOLLO II

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação retomou no início deste mês, as obras de construção da creche em Apolo II. A obra é uma parceria da Prefeitura, com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e iniciou no ano de 2014, ainda na antiga gestão municipal.

Em mais uma visita à unidade, na manhã desta terça-feira (10/07), o secretário municipal de Educação, Marcos Dias ressaltou que em 2016 o contrato encerrou e não foi renovado, porque a empresa apresentou valores altos e não cumpriu com os prazos estabelecidos.

“Refizemos o processo e uma nova licitação para contratação de outra empresa prestadora do serviço. Assim, como um compromisso do governo do prefeito Dr. Sadinoel vamos concluir todas as obras que forem possíveis e permitidas pelo Governo Federal. Com a continuação e término deste equipamento educacional poderemos atender com qualidade um maior número de alunos A próxima obra de creche que será retomada brevemente é a de Itambi.”, disse o gestor da pasta.

28455397397_0547bd6d29_zAinda segundo o secretário, a previsão é que a unidade seja entregue à população no início do ano letivo de 2019 e com aproximadamente 250 crianças atendidas. “Estamos trabalhando intensamente para terminar a obra no prazo estipulado, sempre com seriedade, responsabilidade e respeito ao dinheiro público e aos munícipes”, frisou Marcos.

Chamados de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), a nova unidade conta com oito salas de aula; recepção; secretaria; direção; sala de professores; sanitários masculinos e femininos; copa; depósito de materiais de limpeza; vestiário masculino e feminino; despensa; cozinha; lactário; área de serviço; fraldário; solário (local descoberto reservado ao banho de sol); sala de repouso; sala multiuso; sanitário para alunos com necessidades especiais; sala de apoio à informática; pátio coberto; playground e castelo d’água (reservatório de água).

A construção ocorre no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O terreno conta com uma área de 3.760,00 m², sendo 1.118,48 m² de área construída.

41514899520_b58f202906_zSegundo o arquiteto da empresa prestadora de serviço da construção da creche, Nelson Cunha, as obras estão no final da mobilização, com instalação do canteiro de obras; instalações provisórias de água e energia; limpeza do poço,  iniciação das bases do muro e outros.

“Começamos aqui no dia 3 de julho e vamos trabalhar com uma média de 15 colaboradores diretos. A construção está com 60% de obra concluída. Vamos refazer alguns serviços por conta da depredação, e dar continuidade ao trabalho, com previsão de término de cinco meses”, disse Nelson Cunha.

Proinfância 

O Governo Federal criou o Proinfância por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de
equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis para a melhoria da qualidade da Educação. O programa foi instituído pela Resolução n°6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

28455396457_482b1febc5_zEducação Infantil 

Atualmente, Itaboraí conta com 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) atendendo aproximadamente 2,5 mil crianças, entre 2 e 5 anos, em períodos parcial e integral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s