PROFISSIONAIS DE SAÚDE FAZEM CURSO DE AURICULOTERAPIA

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do serviço de Atendimento Domiciliar (Sad), atuantes na Secretaria Municipal de Saúde, participaram na última semana de um curso de capacitação em auriculoterapia, técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele).

“Com mais profissionais capacitados para a prática deste tipo de atendimento, consequentemente iremos aumentar o número de pacientes atendidos na cidade. Diversas unidades básicas de saúde fornecem o serviço. Os usuários da auriculoterapia relatam melhora no bem estar emocional e também melhorias em pacientes com dores crônicas, já que em muitos casos conseguimos reduzir a prescrição de analgésicos”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, em associação com outras práticas terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.

O curso foi ministrado no auditório da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, pelo professor Antônio Teixeira de Carvalho. Todos os profissionais receberam certificado.

Benefícios da Auriculoterapia

A auriculoterapia tem sido muito eficaz, como tratamento quando associada a outras terapêuticas. Por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, profissionais da Atenção Básica podem utilizar outras formas de cuidados associados aos tratamentos dos pacientes, como forma de conseguir um resultado mais efetivo na recuperação.

A técnica, proveniente da medicina chinesa, tem eficácia comprovada contra problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tireoide e problemas menstruais; doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos.

São Gonçalo, 09/07/2018

Fonte: Ascom

Autor: Marcelle Corrêa

Número de acesso(s) : 82

Clique para ImprimirImprimir Enviar a um amigoEnviar Notícia Voltar Topo
Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s