ALUNOS RECEBEM MEDALHAS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Mais de 40 estudantes foram premiados

 

Mais de 40 alunos da rede estadual de ensino receberam medalhas de prata e de bronze na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2017. Da capital do Rio de Janeiro, Raony da Silva Eleutério, de 19 anos, conquistou medalha de prata, quando ainda era estudante do Colégio Estadual Professora Vilma Atanázio, em Campo Grande, na Zona Oeste. Segundo o jovem, receber a premiação foi uma forma de incentivo para ele e outros alunos.

O mesmo sentimento é compartilhado por Lucas Peixoto Barbosa, que recebeu uma medalha de bronze representando o Ciep 392 – Mário de Andrade, localizado em Santa Cruz, também na Zona Oeste. De acordo com ele, a participação na OBMEP foi importante, inclusive, para escolher sua carreira profissional. Hoje, é um dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

– Quero me especializar na área de docência em Matemática e poder inspirar outros alunos sendo professor – disse o universitário.

Do Colégio Estadual Engenheiro Bernardo Sayão, em Jacarepaguá, Matheus Moreira do Nascimento, que participou de três edições da OBMEP, recebeu uma medalha de bronze como um presente de aniversário de 18 anos, completados um dia antes da premiação. Pela terceira vez ganhando uma medalha na Olimpíada, o jovem morador da Cidade de Deus revelou que está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deseja ingressar na área de Engenharia.

Saindo da Zona Oeste para a Zona Norte do Rio de Janeiro, a aluna Thais Sobreira Cêa Lins, de 18 anos, do Colégio Estadual Gomes Freire de Andrade, no bairro da Penha, conquistou uma medalha de bronze e pretende cursar Engenharia de Produção ou Matemática. Além da satisfação em receber a premiação, a garota disse que sua família ficou muito contente com o resultado e objetivo alcançado por ela.

– Minha avó quase chorou quando descobriu que ganhei uma medalha. Minha mãe também ficou muito feliz. Agora é continuar os estudos – disse.

Medalhista de prata e pela segunda vez campeão na OBMEP, Juan Luis Araujo Abranches conquistou a premiação quando era aluno do Colégio Estadual Santos Dias, em São Gonçalo. Atualmente no curso de Bacharelado em Física na Universidade Federal Fluminense (UFF), o jovem declarou que participar da Olimpíada e se envolver nos estudos na área de Ciências Exatas foram fatores determinantes para escolher qual curso superior pretendia seguir.

Thales Viana, de 15 anos, ganhou medalha de prata representando o Instituto de Educação Clélia Nanci, de São Gonçalo. Morador do bairro Mutuá, o garoto comentou que a conquista do prêmio é mais uma motivação para se dedicar aos estudos e seguir a futura carreira de professor. Orgulho da mãe, Shirley Viana, que esteve ao lado do filho na cerimônia e o incentiva a buscar seus objetivos.

Também de São Gonçalo, Yago Santos de Lima, de 13 anos, do Colégio Estadual Paulino Pinheiro Baptista, participou da OBMEP pela primeira vez e ganhou uma medalha de prata.

Ganhadores do interior
A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) teve diversos alunos premiados de escolas localizadas no interior do Rio de Janeiro, como os municípios de Valença, Duas Barras, Miracema, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itabapoana, Rio Claro, Resende, entre outras cidades.

De Itaocara, Região Noroeste do Rio de Janeiro, Luiz Gustavo Camporês de Souza, de apenas 12 anos, que estuda no Ciep 275 – Lenine Cortes Falante, conquistou a prata.

Gustavo Amorim Fernandes, de 14 anos, estudante do Colégio Estadual Dez de Maio, de Itaperuna, Região Noroeste, recebeu medalha de bronze.

As cerimônias de entrega das medalhas foram realizadas no Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, nos últimos dias 4 e 5 de julho. Além dos alunos, familiares e professores estiveram presentes para incentivar e reconhecer o mérito dos jovens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s