DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AOS MANGUEZAIS É COMEMORADO COM ENCONTRO EM MAGÉ

O município de Magé abriga diversas áreas de mangue e instituiu em 2012 uma Unidade de Conservação para preservar e recuperar algumas regiões como, por exemplo, o Parque Natural Municipal Barão de Mauá, em Guia de Pacobaíba. No dia 26 de julho, Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, será realizado o 1° Encontro Mangue Sustentável – Conhecer para Proteger. O evento é organizado pelo Instituto OndAzul em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Durante o encontro será realizada a apresentação do panorama anual do Projeto de Fortalecimento do Uso Público do Parque Natural Municipal Barão de Mauá – Mangue Vivo, que tem como objetivo a proteção do manguezal da Baía de Guanabara.

“Os manguezais são áreas úmidas de transição entre ambientes marinhos e terrestres de extrema importância ecológica, cultural, social e econômica. Funcionam como refúgio e berçário para a vida marinha, estabilizando a costa de sofrer os efeitos dos processos erosivos, colaborando com a manutenção dos estoques pesqueiros. A importância do manguezal está no seu papel de sequestro e da fixação do carbono, sendo fundamental para diminuição dos gases do efeito estufa”, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Vanessa Messias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s