MELHOR EM CASA JÁ FAZ QUASE 3 MIL ATENDIMENTOS EM 2018

Serviço implantado no ano passado permite auxílio médico a pessoas com impossibilidade de locomoção

Atender pacientes que estão impossibilitados de se locomover até a unidade de saúde mais próxima. É com este objetivo que o Programa Melhor em Casa já realizou quase 3 mil atendimentos em 2018. Implantado no ano passado com a conquista de verba de R$ 156 mil mensais do Governo Federal para custeio de todas as ações, o Programa conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos, fonoaudiólogos e assistente social.

Este é um programa fundamental que conseguimos implantar no ano passado graças e conquista da verba federal. Por meio das equipes de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), prestamos a assistência à saúde de quem não tem condições de sair de casa e buscar o atendimento médico nas unidades de Saúde do município. Estamos fortalecendo ainda mais o serviço para que quem necessite possa ter acesso ao Programa.

De janeiro a junho de 2018, foram realizados pelas equipes do SAD 2.970 atendimentos. Mais de 1,5 mil foram de assistência em enfermagem e 571 de profissionais fisioterapeutas. O Melhor em Casa conta ainda com o serviço de psicologia, que fez 86 atendimentos no período. O atendimento é estendido às próprias equipes e cuidadores, auxiliando no fortalecimento e trabalhando os conflitos.

A assistência do Serviço de Atenção Domiciliar é muito ampla, prestando atendimento a pessoas de todas as idades. No fim do ano passado, conseguimos mais três carros para ampliar o número de visitas. Queremos não só ampliar a assistência do programa como também reforçar a referência de acompanhamento junto aos hospitais após a alta.

Para cadastrar um paciente do Melhor em Casa, o familiar deve entregar cópia de todos os documentos pessoais, laudo médico e comprovante de residência da pessoa na sede do programa, localizada na Rua Hívio Naliato, 169, em Cascatinha.

Para a família do aposentado Geraldo Costa, de 79 anos, o Melhor em Casa veio para auxiliar nos cuidados realizados pelos próprios entes. Atendido pelo Programa há um ano, Seu Geraldo foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que gerou sequelas que limitaram seus movimentos. Para a irmã dele, Noêmia Costa, de 84 anos, este atendimento domiciliar vem trazendo bons frutos no desenvolvimento do paciente.

“Conhecemos o Programa graças à família de amigos que precisaram do serviço e foi muito bem atendida. Buscamos saber como fazer para receber o atendimento e há um ano só temos coisas boas a falar. A equipe que vem nos visitar é muito boa e percebemos a recuperação dele (Geraldo). Outra coisa positiva é que os médicos são muito felizes e trazem muita alegria a cada visita”, disse dona Noêmia.

Como participar do programa

A coordenadora do programa, Eliane Shirato, esclarece que os pacientes assistidos pelo Melhor em Casa precisam de encaminhamento médico e estar impossibilitados de sair de casa para tratamento em alguma unidade de saúde. Atualmente, há cerca de 60 pacientes com acompanhamento semanal.

“Assim que ele estiver com as condições clínicas restabelecidas, ele é encaminhado para o tratamento na rede, seja em uma UBS, PSF ou clínica especializada, como, por exemplo, acontece nos casos de fisioterapias. Os pacientes assistidos pelo programa ainda têm prioridade de agendamento de consultas e exames e em casos de urgências o SAMU é acionado imediatamente para atender as intercorrências”, disse Eliane Shirato.

Documentos necessários:

Cópias da Identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico.

Sede MelhoremCasa– Serviço de Atenção Domiciliar, situado à Rua Hívio Naliato, 169 – Cascatinha Tel: 2235-2684. Atendimentos de segunda à sexta-feira de 8 às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s