MAGÉ COMEMORA DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AOS MANGUEZAIS

O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho, foi marcado pelo 1° Encontro Mangue Sustentável – ‘Conhecer para proteger’. O evento realizado em parceria com o Instituto OndAzul foi dividido em duas partes: a primeira no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) na parte da manhã, e à tarde, no Parque Natural Municipal Barão de Mauá.

Foi apresentado o panorama atual do Projeto de Fortalecimento do uso público do Parque Natural Municipal Barão de Mauá, que faz parte do ‘Mangue Vivo’ e tem o objetivo de proteger o manguezal na Baía de Guanabara. “Hoje estamos fazendo uma prestação de contas do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto OndAzul através de uma parceria estabelecida com o município, executando o projeto de reestruturação do parque”, explicou a diretora de Meio Ambiente da SMMA, Maria Aparecida Rezende.

“Eu participei do Curso de Capacitação de Agentes de Sustentabilidade e nós pudemos ficar perto, conhecer o mangue melhor e viu de perto tudo isso. Para mim agora o mangue significa vida. Lá é o berçário de muitos animais e contribui para a vida do ser humano. Eu não sabia que existia essa comemoração pelo Dia da Preservação do Mangue, mas agora é um dia importante para nós”, disse a aluna Letícia Rodrigues.

O Instituto OndAzul iniciou o trabalho na Praia de Mauá desde 2000, quando um derramamento de óleo contaminou a Baía de Guanabara atingindo também o litoral do município. “Estar aqui hoje reunido com as pessoas de Magé, a Secretaria e os nossos parceiros para contar essa história é um motivo de orgulho, porque são 18 anos dedicados a uma coisa que realmente deu certo. Desde 2017 temos o projeto de reflorestar a área que ainda faltava, 80 hectares já foram reflorestados e agora faltam 15. Já catalogamos mais de 104 espécies de aves na região, que representam o retorno da fauna e da flora e é resultado do reflorestamento. Então é uma satisfação enorme para nós estar aqui comemorando esse dia”, disse o secretário-executivo do Instituto OndAzul, André Esteves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s