ALERJ DISCUTE PAPEL DO PARLAMENTO NA IMPLEMENTAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que definem algumas prioridades globais para 2030. No entanto, a promoção dos ODS pelo Parlamento ainda é um desafio a ser enfrentado e, por isso, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), irá realizar um seminário nesta terça-feira (07/08) para debater a internalização destes pontos.

O documento da organização, desmembrado em 169 metas específicas, aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental, incluindo temas como a igualdade de gênero, inovação, justiça, vida na água, saúde e bem-estar. A implementação dos ODS requer uma parceria entre governos, sociedade civil e setor privado.

O objetivo do encontro, aberto ao público e gratuito, é mobilizar gestores das câmaras municipais, parlamentares e funcionários do Poder Legislativo para conhecer ferramentas e iniciativas já mapeadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além de ações implementadas pela Câmara Federal, pelo Senado e pelo Tribunal de Contas.

Participarão do encontro Lorenzo Casagrande, oficial de Engajamento do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Vicente Braga, Coordenador Geral da Ecocâmara da Câmara dos Deputados; Sergio Cavalieri, procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ); e Mário Viggiano, chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais (COOPERI/ILB).

Serviço:

Seminário “Internalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Legislativo (ODS)”

Horário: 10h às 12h

Local: Auditório da Escola do Legislativo – ELERJ – Rua da Alfândega 8/7º andar – Centro

Para se inscrever, basta encaminhar um e-mail com nome completo e cargo para forumdesenvolvimentorj@gmail.com.

Programação:

10h – Abertura

10h15 – Tema: “A sustentabilidade na agenda do TCE-RJ”: Sérgio Cavalieri – Procurador-Geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)

10h30 – Tema: “Gestão Pública Sustentável: Formando a Rede do Legislativo e compartilhando experiências, produtos e serviços”: Vicente Braga – Coordenador Geral da Ecocâmara (Câmara dos Deputados)

10h45 – Tema: “Projeto Câmaras Verdes, do Interlegis, e os avanços já conquistados pelo Senado em sua agenda sustentável”: Mário Viggiano – Chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais (COOPERI/ILB).

11h – Palestra Magna: “O papel dos Parlamentos na Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”: Lorenzo Casagrande – Engagement Officer, do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

12h – Encerramento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s