ATIVIDADES MARCAM O DIA ESTADUAL DE LUTA CONTRA TUBERCULOSE EM DUQUE DE CAXIAS

06 de agosto é o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose e a Secretaria de Saúde promove ação de prevenção e controle da doença no município.

Agosto é um mês importante para a conscientização e o combate à tuberculose. No dia 06 de agosto, dia que marca o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Prevenção e Controle da Tuberculose (PCT), vai promover um dia de atividades envolvendo as unidades de saúde municipais, com campanha voltada para a divulgação, reflexão, informação e educação sobre tuberculose.

O município de Duque de Caxias está em segundo lugar no Estado em número de casos da doença, só perdendo para o município do Rio de Janeiro. Por isso a mobilização é tão importante. O Programa de Controle da Tuberculose em Duque de Caxias trabalha a prevenção e a detecção da doença nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Segundo a Dra. Maria Cristina Gil, Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no município de Duque de Caxias, “ainda existe um estigma e preconceito quanto a tuberculose. Aquele pensamento de que temos que nos afastar da pessoa com tuberculose. As pessoas sentem medo de uma doença que é prevenível e recuperável”.

Para a segunda-feira, 06 de agosto, estão sendo mobilizadas as unidades de saúde e os agentes, com a tarefa de conscientizar a população de que a tuberculose é uma realidade no município e que é preciso romper a cadeia de transmissão epidemiológica.

Veja a lista e a programação das unidades de saúde de Duque de Caxias para segunda-feira, 06/08, Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose:

UPH XERÉM (8h às 12h)
Ação Educativa (sala de espera)- Distribuição de Informativo – Palestra sobre Tuberculose

UPH CAMPOS ELÍSEOS (13h às 15h)
Verificação de PA – Verificação de Glicemia – Captação de Sintomático Respiratório – Distribuição de Informativo

UPH SARACURUNA (9h às 11h)
Ação Educativa (sala de espera) com informações sobre Tuberculose – Distribuição de Informativos – Busca Ativa de Sintomático Respiratório

UPH PILAR (8h às 12h)
Ação Educativa (sala de espera) – Palestra sobre Tuberculose – Captação de Sintomático Respiratório

UPH IMBARIE (10h às 12h)
Ação Educativa (sala de espera) com Informações sobre Tuberculose – Distribuição de Informativos – Busca Ativa de Sintomático Respiratório

UPH PARQUE EQUITATIVA (9h às 12h)
Ação Educativa (sala de espera) – Distribuição de Informativos – Palestra sobre Tuberculose – Busca Ativa de Sintomático Respiratório

CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (8h às 12h / 13h às 16h)
Orientações para identificação do Sintomático Respiratório – Orientações gerais sobre Tuberculose – Dois turnos de visitação ao laboratório de Tuberculose do município de Duque de Caxias instalado no CMSDC às 10h e 14h. Grupos formados com o máximo de 5 pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s