ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS GANHAM ÓCULOS DE GRAU

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS GANHAM ÓCULOS DE GRAU 

Mais uma parceria que deu certo e que está beneficiando centenas de estudantes das escolas municipais de Duque de Caxias é o projeto Ver e Viver, uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Fundação ArcelorMittal, que desde 2017 desenvolve esta ação na rede de ensino municipal. O projeto é desenvolvido há 18 anos pela Fundação ArcelorMittal e atende mais de 17 cidades em vários estados. O objetivo é detectar, diagnosticar e tratar problemas de acuidade visual favorecendo o aprendizado, desempenho e permanência dos alunos nas escolas. As escolas contempladas pelo projeto participam de três importantes etapas, que são: triagem dos alunos nas escolas, consulta oftalmológica e entrega dos óculos gratuitamente aos alunos diagnosticados com deficiência visual.

Os resultados conquistados em 2017, primeiro ano de atividades do Ver e Viver em Duque de Caxias, foram muito positivos. A primeira etapa de triagem totalizou 286 alunos, em quatro unidades educacionais da rede de ensino municipal, contempladas pelo projeto: E. M. Dr. Ely Combat, E.M. Santo Izidro, E.M. Castro Alves e E.M Montese. Deste total de alunos que passaram por consulta oftalmológica, 52 obtiveram receitas para a doação dos óculos.

“Por meio desse projeto, identificamos que a deficiência visual é um mal que atinge muitas crianças, o que dificulta o aprendizado. É preciso mudar isso. A nossa meta é buscar outras parcerias para ampliar essa iniciativa para toda a rede municipal”, destacou a secretária de Educação, Cláudia Viana.

O ano de 2018 marca o segundo ano de realizações do Ver e Viver e a continuidade do trabalho iniciado nas escolas municipais Dr. Ely Combat, Santo Izidro e Montese, todas localizadas no quartodistrito. Para este segundo ano de ações, o programa capacitou mais de 20 articuladores para acompanharem as etapas de triagem de alunos. Com a inauguração do Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, em 2017, o programa Ver e Viver passou a contar com toda a infraestrutura e atendimento especializado em oftalmologia na rede de saúde oferecendo uma avaliação completa voltada para o cuidado e acompanhamento dos alunos participantes do programa.

 

Os resultados obtidos em 2018 reafirmam a importância e o sucesso desta parceria: 683 alunos participaram da fase de triagem nas escolas municipais Dr. Ely Combat, Santo Izidro e Montese. Deste total, 279 alunos foram direcionados para consultas oftalmológicas no Hospital do Olho de Duque de Caxias. Até o momento, 57 óculos de grau foram entregues gratuitamente aos alunos em 2018.

No dia 13/08, aconteceu a entrega gratuita de óculos aos alunos diagnosticados com deficiência visual da Escola Municipal Montese, na Vila Canaã. A próxima entrega de óculos está programada para a Escola Municipal Dr. Ely Combat, em Xerém, em data ainda a ser divulgada. No próximo domingo, 19/08, será a vez dos alunos da Escola Municipal Santo Izidro passarem pela etapa de avaliação médica. Serão consultados no Hospital do Olho os 48 alunos selecionados através da triagem nas escolas. Com essa ação, o Ver e Viver e a PMDC finalizam a etapa de consultas oftalmológicas referentes ao ano de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s