PLANO VERÃO: ORIENTAÇÃO NAS COMUNIDADES E EM ESCOLAS, TREINAMENTO DAS EQUIPES E ÓRGÃOS MOBILIZADOS

A prioridade da Defesa Civil é a orientação dos moradores nas áreas de maior risco da cidade

O órgão também vai atuar diretamente nas escolas da rede municipal de ensino

O Plano Verão de Petrópolis 2019 vai contar um calendário de ações de prevenção aos desastres de origem natural nas comunidades e nas escolas municipais, treinamento das equipes de resposta às ocorrências, além do trabalho de mobilização dos órgãos de atendimento. Como novidades para este ano, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai mobilizar os estagiários do programa SOS Chuvas para a entrega de cartilhas que orientam os moradores das áreas de maior risco do município, além de iniciar a primeira política pública de Defesa Civil nas Escolas do país na rede municipal de ensino. O trabalho de organização do plano começou cinco meses antes da estação por causa dos números do último verão comparados com 2017: os índices de chuva foram em média 120% mais altos, além da quantidade de ocorrências que subiram 48%.

A elaboração do Plano Verão está sendo conduzida em dois eixos: operacional, com a criação de planos de contingência e a elaboração de matrizes de atividades e responsabilidades; e comunitário, onde terão continuidade as ações do SOS Chuvas eo início da primeira política pública do país de Defesa Civil nas Escolas. Dessa maneira, o governo municipal trabalha na prevenção de possíveis desastres.

“A presença da Defesa Civil nas comunidades e na escolas tem o objetivo de criar a cultura de prevenção aos desastres de origem natural em Petrópolis. Sabemos que existe o risco, e dessa maneira, precisamos lidar com ele da melhor maneira possível, com treinamento e ações que reduzam os perigos. Estamos elaborando um calendário de visitas e de treinamentos em conjunto com a população que mora em áreas de maior risco do município”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

O SOS Chuvas é um programa criado no ano passado pelo prefeito Bernardo Rossi em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Estácio de Sá e que busca reduzir os prejuízos causados pelas chuvas de verão em três áreas: Defesa Civil, Meio Ambiente e Obras. Novas vagas para estagiários estão abertas nesse semestre, e os interessados devem procurar pela direção de seus cursos: arquitetura e engenharia.

“Os estagiários participam efetivamente das ações que são realizadas. O programa SOS Chuvas trabalha justamente com a fiscalização, mobilização e conscientização comunitária. Estamos montando um calendário de atuação nas comunidades de maior risco”, garante o secretário de Defesa Civil.

Já os temas Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental começam a ser tratados dentro das salas de aulas da rede municipal de ensino de Petrópolis no início do segundo semestre letivo. Serão promovidas atividades práticas com os alunos, como concursos de desenhos e a elaboração de maquetes, de acordo com as ameaças de desastres características do município.Sancionada e publicada em Diário Oficial, a lei oferece a oportunidade dos alunos desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos.

“Os alunos irão trabalhar neste semestre as ameaças do verão: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades e raios. É importante que tenham a percepção de como estes temas podem afetar a comunidade em que vivem”, explica Paulo Renato.

A partir de setembro, acontecem as reuniões setoriais para a elaboração dos planos de contingência e das matrizes de atividades e responsabilidades, em parceria com órgãos de resposta e de atendimento. O lançamento do Plano Verão de Petrópolis 2019 está marcado para marcado para o dia 28 de novembro, na Casa dos Conselhos, na Av. Koeler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s