COMDEP ULTRAPASSA MARCA DE 4 MIL COLETAS NO DISQUE ENTULHO

Serviço atende 23 locais em rotas fixas e também recebe demanda de outros bairros 
O serviço de Disque Entulho, retomado pela prefeitura no ano passado e realizado pela Comdep, já realizou 4.109 coletas realizadas em 15 meses. Dessa forma, já foram recolhidos 2.054 toneladas de resíduos volumosos de forma gratuita, o que contribuiu para dar destinação correta e evitar que ficassem sobre ruas ou calçadas. O trabalho possui rotas fixas que passam em 23 locais, mas também recebe demanda de outros locais – que são atendidos de acordo com a disponibilidade.
O Disque Entulho foi retomado em maio de 2017 após quatro anos paralisado, sob a justificativa de ser custoso. No entanto, o serviço tem como foco atender famílias que geram pouco entulho e que são as possuem mais dificuldade de conseguir dar a destinação correta, que é levar o material (resto de obras, mato, terra, móveis ou eletrodomésticos velhos) para o aterro de Pedro do Rio.
O serviço particular para alugar um caminhão pode custar até R$ 300 e muitas das famílias que são atendidas tem uma quantidade pequena de entulho, resultado de uma obra pequena, por exemplo. Acaba ficando muito caro e inviável. Essa é a grande importância do Disque Entulho e por isso que ele foi retomado.
É o caso da dona Maria Alice das Graças Oliveira. Ela e a filha retiraram alguns sacos de terra do terreno onde moram e chamaram o Disque Entulho para fazer a coleta na Rua Gonzaga Vieira Jr., no Nova Cascatinha.
“Achei o serviço ótimo, minha filha ficou sabendo do Disque Entulho e ligou para pedir e eles vieram. Eu não tenho como tirar o entulho daqui, então foi muito bom eles terem vindo aqui”, disse ela.
A dona Ana Maria Cardoso concorda com ela. A irmã está fazendo uma reforma em casa e chamou o Disque Entulho para levar os restos de obras embora. Ana Maria acompanhou a retirada do entulho, na Rua Dr. João Barcellos, no Itamarati.
“Acho muito bom ter um serviço que faça a coleta de graça. Quando é uma obra, sempre tem muito entulho. Já cheguei a ligar outras vezes e sempre consegui ser atendida”, contou.
Como agendar 
O Disque Entulho faz os agendamentos da coleta pelo telefone 2243-7822. O horário de atendimento é de 8h30 às 17h, de segunda a sexta. É possível solicitar a coleta de forma gratuita de até 20 sacos com peso de 25 quilos – a quantidade e o peso são uma medida de segurança dos coletores, para evitar lesões dos funcionários. Acima disso, seria necessário acionar um trator.
Até dois dias antes da data marcada, a pessoa deve depositar o material a ser recolhido no trajeto onde o caminhão vai passar. Por isso, além do peso, é necessário ficar atento ao local onde vai acontecer a coleta, porque uma rua muito estreita pode impossibilitar o acesso do veículo.
Descarte irregular de entulho 
Um dos reflexos do Disque Entulho é evitar o depósito irregular de entulho sobre calçadas e ruas, o que é proibido pelo Código de Postura. A legislação do município determina que o gerador do entulho deve dar o destino correto –ou seja, levar para o aterro de Pedro do Rio. No caso de flagrante, o responsável é intimado a fazer a retirada imediata e recebe multa de R$ 800.
O Código de Posturas é claro quando colocar que quem gera o entulho é o responsável pela destinação adequada. Isso significa que é a própria pessoa que deve providenciar o transporte para o aterro de Pedro do Rio. Quem possui dificuldade de levar para lá tem a alternativa oferecida pela Comdep, que é o Disque Entulho. Então não há motivo para o despejo irregular.
A Comdep divide a remoção de entulho com a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP). No caso da Companhia, o trabalho ocorre com maquinário (retroescavadeiras e caminhões) e mão de obra próprios. O trabalho é feito com frequência – só neste mês de agosto, por exemplo, foram atendidos 63 locais de 21 bairros.
O outro caminho do trabalho é pela SSOP, que coordena a atuação da Força Ambiental, com equipamentos e funcionários deles. Além disso, a Secretaria também faz a fiscalização, com uma média de 250 intimações para retirada imediata do entulho e aplicação de multas por descumprimento do que foi determinado pelo fiscal feitas por ano.
Rota do Disque Entulho 
Segunda-feira: Valparaíso, Centro, Caxambu e Morin
Terça-feira: Retiro, Carangola, Roseiral e Jardim Salvador
Quarta-feira: Bingen, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Av. Barão do Rio Branco e Atílio Marotti
Quinta-feira: Quitandinha, Independência, Castelânea e Alto da Serra
Sexta-feira: Itamarati, Provisória, Floresta, Samambaia, Cascatinha e Estrada da Saudade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s