NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DE PETRÓPOLIS JÁ ATENDEU 110 PESSOAS COM PRÓTESES E CADEIRAS DE RODAS

Mais entregas foram feitas nesta sexta-feira

“Não podemos parar. O que puder fazer para dar conforto à minha filha, nós corremos atrás e realizamos, e este apoio foi fundamental”. É com estas palavras que o operador de processos químicos, Carlos Alberto da Silva, de 39 anos, define o amor e o esforço que ele e a família fazem pelo bem-estar da filha, Sarah, de 12 anos. A menina foi uma das beneficiadas com uma das cadeiras de rodas fornecidas pelo Núcleo de Acessibilidade de Petrópolis, uma parceria da Prefeitura com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), nesta sexta-feira (24.08).

O serviço, que já atendeu a mais de 100 pessoas, tem funcionamento simples: a partir da necessidade de cada pessoa, é feita uma prótese sob medida ou até mesmo equipamentos como a cadeira de rodas são destinados. O Núcleo funciona na UBS do Quitandinha.

“O tempo de espera que nos passaram foi de 60 a 90 dias, e logo no começo desde prazo já recebemos a cadeira. Isto vai nos ajudar muito no dia a dia de cuidados com a Sarah. Foi tudo feito sob medida e estamos muito felizes com o atendimento”, completou Carlos Alberto.

Sarah tem paralisia cerebral e precisa de ajuda para se locomover e tomar banho. Além da cadeira de rodas, ela recebeu, também, uma cadeira higiênica, que vai auxiliar a família na hora do banho. Além dela, outras três pessoas foram beneficiadas com cadeiras de rodas. Foram entregues, ainda, um par de muletas e palmilha ortopédica.

É uma prioridade do governo dar atenção e os devidos cuidados aos portadores de deficiência. Proporcionar mais acessibilidade e independência a essa população é de grande importância. Há pacientes que estão recebendo mais de um material, o que fortalece a ideia de promover uma assistência ainda mais completa.

Estima-se que 15% dos moradores de Petrópolis, mais de 40 mil pessoas, tenham algum tipo de deficiência e a ampliação da assistência aos portadores de deficiência era uma das prioridades da prefeitura.Desde o início da parceria, em setembro de 2017, 110 pessoas já foram beneficiadas recebendo cadeiras de rodas, próteses, muletas e palmilhas ortopédicas.

Para solicitar os materiais é preciso apresentar a prescrição de um médico, enfermeiro, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e a cópias dos seguintes documentos – cartão do SUS, Identidade, CPF, comprovante de residência e no caso de menores de idade – certidão de nascimento e a cópia dos documentos de identidade dos pais.

Importante que as pessoas procurem o setor de protocolos, na Secretaria de Saúde,com estes documentos, caso deseje solicitar o material. É tudo feito sob medida e fica pronto entre 60 e 90 dias. A Secretaria de Saúde está dando um passo muito grande na assistência aos que estão nessas condições temporariamente, mas principalmente dando mais qualidade de vida aos portadores de deficiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s