LIMPEZA DE RIOS, CANAIS E GALERIAS PARA COMBATER ENCHENTES EM CAXIAS

A Prefeitura de Duque de Caxias vem promovendo durante todo ano a limpeza de rios, canais e galerias para evitar enchentes, principalmente nas regiões mais baixas e próximas aos afluentes. O serviço vem sendo feito por administração direta já que o município não dispõe de recursos para contratação de empresas. Além do trabalho de limpeza em algumas regiões com o uso de escavadeiras hidráulicas e caminhões, a Secretaria Municipal de Obras conta com veículos Vácuo e Hidrojateamento para desobstrução de redes de esgoto e galerias, os conhecidos caminhões Vacol, que atuam regularmente nos quatro distritos.

Um balanço recente da Secretaria de Obras mostra que em um ano e sete meses já foram limpos mais de 300 quilômetros de rios e canais. Em alguns locais, durante o serviço de limpeza são retirados todo tipo de lixo, na maioria das vezes jogados por moradores à beira dos rios e canais. É comum as equipes de limpeza encontrarem fogões, geladeiras, sofás, pneus, restos de veículos, além de grande quantidade de materiais plásticos como garrafas PET, baldes e sacos descartáveis. Esse tipo de lixo nos rios e canais impede a passagem das águas das chuvas provocando sua retenção, o transbordamento e consequentemente o alagamento dessas regiões.
LIXO NAS RUAS

Responsável também pela coleta de lixo na cidade, a Secretaria de Obras vem realizando campanha de conscientização junto à população sobre o problema de enchentes, principalmente a partir do mês de novembro, que antecede a chegada do verão, um período que costuma ter chuvas fortes. No ano passado, a Subsecretaria Municipal de Limpeza Urbana removeu em coleta domiciliar e entulho 473 mil toneladas de lixo nos quatro distritos. Este ano, até o mês de julho já foram coletadas 276 mil toneladas.

A coleta domiciliar é realizada três vezes por semana nos bairros. Mesmo assim, em alguns locais, os moradores ainda têm o hábito de descartar o lixo de suas casas nas ruas, calçadas e esquinas após a passagem do caminhão do lixo. Em muitos bairros, a prefeitura conseguiu acabar com as lixeiras crônicas. Nesses locais, o lixo descartado incorretamente atraía ratos, insetos (moscas e baratas) e animais peçonhentos como roedores, cobras, aranhas e escorpiões, além do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, Zika e Chikungunya, que se reproduz com grande facilidade nesses locais.

“Nosso trabalho vem surtindo efeito. Em muitas regiões as ruas hoje ficam limpas, já que os moradores guardam os sacos de lixo em casa até a passagem do caminhão coletor. A Prefeitura também realiza a limpeza de terrenos que se transformaram em lixeiras e retira também das ruas e calçadas entulho de obras. Nesses casos, para retirada de lixo e entulho, o morador deve telefonar para Subsecretaria de Limpeza Urbana que disponibiliza os telefones 0800-0222515 e 2674-9090, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Prefeitura faz sua parte e a população precisa fazer a dela”, declarou o secretário Obras João Carlos Grilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s