MAGÉ PASSA A INTEGRAR SINAPIR

A cidade de Magé agora faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), com o reconhecimento das iniciativas de fortalecimento municipais pelo Ministério dos Direitos Humanos e pela Secretaria Nacional de Políticas Promoção da Igualdade Racial. O sistema integra 169 órgãos municipais e 86 conselhos do Rio de Janeiro com outros estados, de acordo com dados de 2015.

“Para nós da Coordenadoria, a felicidade é em dose dupla. Fazer parte do Sinapir é tanto um reconhecimento do trabalho em prol da promoção da Igualdade Racial em nosso município, quanto agrega mais pontos para aprovação de projetos em âmbito federal, que beneficiam e ajudam a manter as tradições dos quilombolas, assim como na luta pela igualdade de direitos em Magé. Agradeço ao prefeito Rafael Tubarão, que nos deu o suporte para que tudo seja possível”, comemora Ivone Bernardo, coordenadora municipal de Promoção de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPPIR).

09-06-2018-acao-social-praca-mage-fotos-gerson-peres-33

Magé é o quarto município fluminense e segundo da Baixada a fazer parte do Sinapir, junto com Barra Mansa, Niterói e São João de Meriti. De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Promoção da Igualdade Racial, a cidade é o 72º ente federado a participar do Sistema, representando um aumento de 50% em relação ao acumulado de 2017. O termo de adesão terá vigência ilimitada e tem por finalidade de implementar as políticas de Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial em todo país.

“Quanto mais entes federados fizerem a adesão, melhor para o desenvolvimento do país no que se refere à superação do racismo. Esperamos que gestores e gestoras de igualdade racial que já fizeram a adesão, se fortaleçam e se tornem plurais como referências para os demais entes federados”, destaca o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

A adesão de Estados e municípios ao sistema contribui nos processos de criação ou fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual, levando a uma gestão descentralizada e democrática da política em nível nacional.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s