BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA EXPOSIÇÃO DE QUADROS SOBRE A HISTÓRIA DE ITABORAÍ

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro, recebeu na última quinta-feira (13/09), a abertura da exposição de quadros “Pedra Bonita” confeccionados pelo artista José Maurício Alvarenga, que relatam a história de Itaboraí. O evento teve como público-alvo alunos e professores da Rede Municipal de Ensino e a exposição poderá ser visitada gratuitamente, das 8h às 17h, até o dia 10 de outubro.

Ao todo foram expostos 26 quadros que relatam acontecimentos do município de Itaboraí desde a pré-história até o tempo colonial. Com destaque ainda sobre atividade oleira, que é uma tradição muito forte na cidade, feita com a produção de argila. O trabalho dos oleiros da região é elaborado desde os tempos em que a cidade era ocupada por povos indígenas e incentivada pelos jesuítas virando assim referência. E ainda retratou pinturas sobre os fósseis de animais encontrados no Parque Paleontológico de São José, como a preguiça gigante e mastodontes, que foram levados para exposição no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Durante a programação foi realizada uma roda de conversa com o artista, onde houve uma troca de saberes e os participantes puderam conhecer mais sobre as histórias e experiências de vida do artista. Além de realizar perguntas, produzindo assim, um diálogo rico em cultura, tecnologia e artes a população presente.

José Maurício Alvarenga utiliza a técnica muralista ou pintura mural, que é realizada em paredes planas, diretamente na superfície, como um afresco montado para uma exposição permanente. E que se diferencia da técnica do grafite. A Escola Municipalizada Odilon Bernardes, em Planalto Marambaia recebeu suas pinturas, que trouxeram revolução para toda a escola, que hoje já não é mais “pixada”, pois todos respeitam a arte e querem aprender mais.

“Estou em minha 3ª exposição e me sinto muito feliz por isto. Busco através da minha arte levar informações por meio dos desenhos expostos nos muros. Sou um pintor e contador de histórias. Envolvo-me com minhas pinturas, estudo e pesquiso sobre as histórias que pinto”, relatou José Maurício.

A subsecretária de Projetos Especiais, Célia Regina Fortunato relatou sobre a importância de incentivar e fomentar a história da cidade. “Ótimo este trabalho, pois aproxima a arte e a história da população, e ainda relembra as memórias de Itaboraí. Além de incentivar a cultura entre os estudantes da unidade escolar, que receberam em suas paredes a pintura do artista”, afirmou Célia.

“É importante usar este instrumento da arte visual para contar a história da cidade e tantas outras. As obras podem se tornar um material didático pelos professores de história, adaptando e facilitando a aprendizagem. Além de fomentar a descoberta da arte por parte do aluno” frisou a professora de História, Jorgeane Monteiro.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro de Itaboraí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s