PREFEITO DE SÃO GONÇALO INAUGURA ESPAÇO PARTEJAR

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, inaugurou na manhã desta terça-feira (18) o Espaço Partejar, na Maternidade Municipal Dr. Mário Niadjar, em Alcântara. A sala dedicada ao parto humanizado atua com um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada, mais humana e acolhedora. Atualmente, 60% dos partos realizados na maternidade são normais.

“Quando falamos de parto humanizado, estamos nos referindo às formas de assistência prestadas no momento do parto. Os profissionais envolvidos passam a acompanhar e entender as necessidades de cada mulher, respeitando o momento e não apenas atuando com intervenções tecnológicas”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, no parto humanizado a vontade da mãe é levada mais em consideração do que em um parto normal.

“A ação é toda feita pela mulher, sem a colaboração de medicações ou estimulantes. A mãe tem a total participação e controle na tomada das decisões, sempre bem amparada e instruída. A atenção maior é dedicada à gestante no exato momento do parto”, ressalta.

A atuação da enfermagem obstétrica é um dos pilares do processo de humanização do parto, uma vez que contribui para o aumento dos índices de partos naturais e redução das intervenções desnecessárias, além de favorecer o contato físico e emocional dos pais com os bebês. A maternidade conta com enfermeiros obstétricos, entre eles Michael Aubert e Jaci Galo.

“A atenção humanizada ao parto com uma equipe de saúde preparada é um fator indispensável para o exercício seguro e saudável da maternidade e para o resgate ao respeito à mulher. Colocamos nosso conhecimento à disposição da gestante, da parturiente e do recém-nascido, a fim de fornecer comodidade física e psicológica. Durante o processo realizamos diversos movimentos e posições que auxiliam na descida do bebê e alívio da dor”, explica Jaci, que atua na maternidade há nove anos.

Durante a manhã, o músico Henrique Paixão andou pelo hospital, visitando enfermarias, tocando clássicos da música brasileira no violino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s