PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM COMEMORAÇÃO A CAMPANHA AGOSTO DOURADO PELO ALEITAMENTO MATERNO

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), realizou quatro ações de Educação Alimentar e Nutricional com o objetivo de promover e apoiar a Campanha “Agosto Dourado”. A campanha tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incentiva a realização de ações que busquem apoiar, promover e proteger a amamentação em várias cidades do mundo, em especial no mês de agosto.
No Brasil a Lei 13.435/2017 , instituiu o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno.
As ações também foram realizadas com a finalidade de contribuir para o alcance da Meta 2.2 do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (1º PlaMSAN, Lei 2718 de 27 de Dezembro de 2016) que visa instituir fóruns de debates com a sociedade civil sobre SAN e outros temas da área.
A primeira ação foi realizada no dia 21 de agosto, na E. E. Marechal Mascarenhas de Moraes, situada no bairro Bom Retiro. A ação contou com parceria da FUNDEC, que apoiou a Unidade Escolar em seu evento de comemoração de aniversário. A ação contou com exposição de banner sobre Amamentação (modelo oficial da OMS), distribuição de folders e esclarecimentos de dúvidas aos participantes da comunidade escolar.
Outras três ações foram realizadas na Unidade Pedro Ramos da FUNDEC, situada no Centro de Duque de Caxias, nos dias 23 e 27 de agosto. O público alvo foram as turmas dos Cursos de Manicure e Cabeleireiro, contabilizando 90 participantes. Nestas ações as dinamizadoras da equipe do DESANS propuseram uma dinâmica em que cada participante escreveu uma palavra para a pergunta: “O que você pensa sobre amamentação?”. Em seguida, cada participante pôde fazer relatos de vivências próprias ou de pessoas do seu círculo de convivência sobre o tema. As atividades foram conduzidas pela equipe do DESANS privilegiando a troca de experiências entre todos os presentes e a construção compartilhada de conhecimentos.
Os temas mais discutidos foram: segurança alimentar e nutricional; importância do apoio da família e da sociedade para o sucesso da amamentação; recomendação da OMS para que a amamentação seja exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, e complementar até os 2 anos ou mais; benefícios para a saúde da criança e da mulher, importância da amamentação na 1ª hora de vida e para a redução do ciclo da pobreza mundial; amamentação como prática para promover a sustentabilidade do planeta; direitos da mãe, do pai e da criança que garantam a prática do aleitamento materno; norma brasileira de comercialização de alimentos para lactentes e primeira infância e outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s