RIO BONITO SE DESTACA NAS AÇÕES DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA

Município recebe uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e uma pesquisadora da UNESCO nesta terça-feira (18), que irão visitar o programa e fazer uma pesquisa com os coordenadores.

Rio Bonito está entre as cinco cidades de destaque no Estado do Rio de Janeiro no direcionamento das ações do Programa Primeira Infância. A notícia foi divulgada pela Coordenadora Estadual do Programa, Claudia Soares, durante reunião com a secretária de Promoção Social, Lilian Antunes, e a equipe que coordena o programa no município, na quinta-feira (13). O Programa Primeira Infância, desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares voltadas para o fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencialização da capacidade protetiva das famílias.

O programa, desenvolvido nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), é  voltado especificamente para as crianças de 0 a 6 anos, para que elas tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável. Atualmente 210 famílias são atendidas pelo programa no município.

“As famílias são acompanhadas pela equipe técnica do CRAS dos territórios abrangentes, como em Boa Esperança, Basílio e Centro, que recebem orientação, prevenção e proteção voltadas, principalmente, às gestantes e a primeira infância”, afirma a Coordenadora da Proteção Social Básica dos CRAS e do Programa Criança Feliz, Renata Toledo.

Capacitação da Equipe – Em março desse ano, a equipe da Secretaria de Promoção Social participou da capacitação, à nível estadual, para atuar no desenvolvimento do Programa. Durante a capacitação, foram apresentadas a metodologia do programa, que trabalha com técnicas de interação desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde. Além disso, entre os dias 15 e 16 de março, a prefeitura também realizou o processo seletivo para contratar os profissionais que atuam no Programa.

Os profissionais que fazem visitas domiciliares (visitadores) foram capacitados em diversas áreas: Saúde, educação, serviço social, psicologia, direitos humanos, cultura, entre outros,  garantindo com isso o melhoramento do desenvolvimento humano dessas famílias, a longo prazo. Segundo a secretária Promoção Social, Lilian Antunes, o programa trouxe vários benefícios às famílias que são atendidas.

“O Programa Primeira Infância é mais uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças e de melhoria no atendimento às famílias. Esse reconhecimento do Governo do Estado ao trabalho que estamos desenvolvimento mostra o bom desempenho do programa em relação qualidade de vida que ele vem proporcionando às famílias beneficiadas. Agradeço a Supervisora do Programa Primeira Infância do município, Marcela Ouverney, os visitadores sociais, toda equipe técnica e coordenadores dos CRAS da Secretaria de Promoção Social pelo empenho e dedicação ao trabalho desenvolvido”, garante a secretária de Promoção Social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s