TEATRO RAUL CORTEZ CELEBRA 12 ANOS DE CULTURA NA BAIXADA FLUMINENSE

No dia 23 de setembro de 2006 Duque de Caxias ganhava o mais importante aparelho cultural público da América Latina, o Teatro Municipal Raul Cortez.

Com capacidade para 440 espectadores, o Teatro Raul Cortez faz parte do Centro Cultural Oscar Niemayer, que compreende ainda a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola e o espaço público da Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias. O palco tem a peculiaridade de ser reversível, assim os espetáculos podem ser apresentados para o público interno e externo.

Para celebrar o aniversário de 12 anos do Teatro Raul Cortez, a Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias presenteia o público com o espetáculo “Precisa-se de Velhos Palhaços”, com texto de Matei Visniec e direção de Anderson Marques.

A peça retrata o reencontro, depois de trinta anos, de três palhaços numa sala onde aguardam uma entrevista de emprego. São palhaços, mas também homens cheios de angústias, lembranças e histórias para contar. Uma mistura de drama e comédia. Encenada por Fábio Mateus, Felipe Villela e Johnny Rocha, do grupo Velhos Amigos. A peça é uma remontagem da peça do romeno Matei Visniec, originalmente chamada de “Um Trabalhinho para Velhos Palhaços”. O elenco é composto por Fábio Mateus, Felipe Villela e Johnny Rocha.

A Secretária de Cultura, Daniele Reis, afirmou que está feliz. “Nesse dia do espetáculo o teatro também começará a usar a utilizar a nova iluminação, conquistada através do último edital da Funarte. Além disso, é a data que o teatro foi inaugurado há 12 anos”.

A administração do teatro mantém parceria com as produções artísticas, através do projeto de formação de plateia, com a apresentação de vários espetáculos com entrada gratuita, priorizando estudantes da rede pública municipal. Mais informações sobre o Teatro Municipal Raul Cortez estão disponíveis emwww.facebook.com/teatromraulcortez/

Espetáculo marca a estreia dos novos equipamentos de iluminação cênica

No aniversário de 12 anos do Teatro Municipal Raul Cortez o público ganha mais um presente, com a estreia dos equipamentos de iluminação cênica com os quais o município foi contemplado através do Edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) de Iluminação Cênica 2017. O Teatro Municipal Raul Cortez foi escolhido entre dezenas de concorrentes, como um dos 54 espaços cênicos contemplados pelo Edital.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Daniele Reis, ser o único espaço público cênico contemplado pelo Edital Funarte na Baixada Fluminense, foi uma grande vitória para a gestão, para o ator e para o público. “Estamos muito felizes. É uma resposta a todo o trabalho que a atual gestão municipal e a SMCT vem desenvolvendo para revitalizar a cultura no município. Que venham mais editais como este, para que a cultura de Duque de Caxias seja valorizada. Quem ganha é o público, o cidadão caxiense”.

O conjunto de equipamentos de iluminação cênica recebido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é composto por uma mesa digital de controle de iluminação, seis módulos de potência digital de 12 canais, dezesseis projetores plano convexo com lâmpada halógena, dez projetores Fresnel OM com lâmpada halógena, seis projetores elipsoidal com lâpada halógena, oito refletores Set-light com lâmpada halógena, doze refletores PAR 64, doze lâpadas PAR 64 e seis cabos de interligação.

Serviço:
“Precisa-se de Velhos Palhaços”
Estreia: Dia 23 de setembro, às 17h
Local: Teatro Municipal Raul Cortez
Endereço: Praça do Pacificador, Centro – DC
Classificação Indicativa: a partir dos 10 anos
Duração: 50 minutos
Entrada Gratuita

Ficha Técnica do espetáculo
Texto: Matei Visniec
Direção: Anderson Marques
Elenco: Fábio Mateus, Felipe Villela e Johnny Rocha
Figurino: Grupo Velhos Amigos
Figurino e maquiagem: Tiago Costa
Iluminação: Pablo Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s