PLANTIO DE MUDAS MARCA COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE EM NOVA FRIBURGO

Com muita chuva, o Dia da Árvore foi comemorado em Nova Friburgo com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Praça dos Trovadores, situada entre a Capela Santo Antônio e o Tiro de Guerra 01-010, no Suspiro. Representantes da prefeitura, União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBR-NF) e das colônias radicadas no município, além do Tiro de Guerra, participaram do ato.

As mudas foram cedidas pelo horto municipal, da Secretaria de Serviços Públicos, coordenado por Jorge Alves, o conhecido Jorge Natureza. Aproveitando um instante de diminuição da chuva, a primeira muda foi de pau-brasil, plantada simbolicamente por Jorge, Augusto Rodrigues, da colônia portuguesa; Akiê Watanabe, japonesa; e Marco Antônio Carim, libanesa. As mudas de manacá-da-serra foram plantadas em seguida por representantes das colônias presentes à solenidade.

A presidente da UBT-NF, Elizabeth Souza Cruz, se considerou honrada por ver tantos amigos na Praça dos Trovadores para a comemoração do Dia da Árvore e início da primavera. Ela espera que as mudas já estejam floridas por ocasião dos Jogos Florais de Nova Friburgo, em maio do próximo ano. Elizabeth agradeceu as parcerias daquele ato e comentou que a há planos para colocação dos nomes das colônias nas mudas, em nova solenidade no mês de novembro vindouro. Como presidente da UBT-NF, recitou trovas e encerrou dizendo que plantio em dia de chuva é ótimo para as mudas. Célia Badini Katswinkel, da colônia austríaca, também agradeceu a participação dos parceiros e afirmou que o evento de plantio de mudas foi brindado pela chuva.

Alex Quinta Alfaya, presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), mostrou as mãos sujas de terra e se considerou feliz por ter plantado a muda de manacá da colônia espanhola. Jorge Natureza, representando o horto municipal da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Nova Friburgo, agradeceu o apoio recebido do Tiro de Guerra, da imprensa e demais parceiros para o plantio das mudas. Comentou que desmatamento não ocorre somente na Amazônia; no Estado do Rio também. E relembrou uma frase: “plante uma árvore e cresça com ela”. E completou: “A natureza agradece”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s