ITABORAÍ CELEBRA MÊS DO IDOSO, EM OUTUBRO, COM COMEMORAÇÃO ESPECIAL

O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro, mas na cidade de Itaboraí as festividades vão acontecer durante todo o mês. A Secretaria Municipal  de Saúde, por meio do Programa Municipal Saúde do Idoso está preparando uma série de ações, com objetivo de promover a valorização da pessoa idosa e a melhoria da qualidade de vida.

As ações terão início no dia 02, às 9h, com uma roda de conversa abordando o tema “Afetos e Envelhecimento no Curso da Vida”, destinada aos participantes do Projeto Conviver com o Idoso e os alunos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí – Cremii.

“O envelhecimento é uma ação natural da vida de qualquer ser humano e é muito importante todo esse cuidado que oferecemos a pessoa idosa. Buscamos contribuir para que mais idosos alcancem a longevidade com qualidade de vida. Além disso, é essencial que o acompanhamento ao idoso seja pensado de forma estratégica, que possibilite um bom planejamento das ações de prevenção, promoção e recuperação de sua saúde”, comentou a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Idoso, Maria Aparecida do Nascimento Coelho.

Segundo o último censo, realizado no ano de 2010, o município de Itaboraí, possui cerca de 22.492 idosos. Destes, 300 são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, por meio do Programa Municipal Saúde do Idoso.

Pioneiro na região, Itaboraí é referência em atendimentos especiais personalizados aos idosos. O Programa consiste em oferecer uma atenção especial à saúde do idoso e possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa, por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades realizadas no Centro de Convivência. Assim, potencializando o envelhecimento ativo dos integrantes e contribuindo para a construção de uma melhor qualidade de vida.

Confira a programação completa:

Dia 05/10

Horário: 13h às 17h

Capacitação de técnicos e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos de Itaboraí

Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Centro

Dia 10/10

Horário: 8:30h às 10h

Café da Manhã destinado aos idosos atendidos no Ambulatório Multidimensional da Pessoa Idosa

Local: Anfiteatro da Secretaria de Saúde de Atenção Básica – Centro

Dia 26/10

Horário: 9h às 12h

Oficina para cuidadores, familiares dos idosos atendidos no Ambulatório Multidimensional da Pessoa Idosa e demais interessados, com o tema “Nutrição e Envelhecimento aspectos clínicos”

Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Centro

Dia 31/10

Horário: 8h às 13h

VI Seminário de Envelhecimento e Saúde, destinado aos profissionais de saúde que atendem o público idoso

Local: Rotary Clube de Itaboraí

Inscrições até o dia 26 de outubro pelo e-mail idoso.evento@gmail.com ou pelos telefones 3639-1852 / 3639-2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s