SAÚDE ENTREGA INSULINAS ESPECIAIS PARA OS PRÓXIMOS TRÊS MESES

As insulinas especiais, fornecidas pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo, estão garantidas para dezenas de portadores de diabetes cadastrados no município para os próximos três meses. Isso porque, na manhã desta sexta-feira (28), o medicamento foi entregue aos pacientes na Central de Demandas, no bairro Zé Garoto.

” O uso da insulina junto com uma dieta adequada e prática de atividades físicas são essenciais para manter o controle da doença e por isso estamos nos empenhando para que os medicamentos estejam à disposição dos pacientes. Quem tem diabetes precisa se preocupar em manter a glicemia controlada, pois isso é um grande indicador que a própria doença está sob controle, garantindo muito mais qualidade de vida para o diabético”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

O auxiliar administrativo André Luiz Figueiredo, 43 anos, é um dos pacientes que depende das insulinas. Diabético desde os 14 anos de idade, perdeu a visão aos 29 anos, após ter glaucoma, uma das lesões causadas pelo descontrole da doença.

“Gosto muito do atendimento daqui e agora fico bem mais tranquilo em saber que meus medicamentos estão garantidos até dezembro. É menos uma coisa para me preocupar, já que o tratamento requer um controle diário de medições, aplicações e controle alimentar”, declara.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, a assiduidade da entrega continuará sendo garantida. “Realizar a entrega da insulina como já vinha sendo feito é garantir a continuidade do tratamento desses pacientes que fazem uso diário do medicamento”, assegura o secretário.

Entre os tipos de insulinas especiais fornecidas, estão os medicamentos em falta na distribuição estadual, como as insulinas de longa duração Levemir, Tresiba e a Novorapid, usada por pessoas que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem a função de controlar os níveis de glicose. Além das insulinas comuns, o município de São Gonçalo garante o tratamento de 200 pacientes diabéticos cadastrados.

“Essa distribuição tem uma importância diferenciada pois estamos lidando diretamente com as vidas de nossos pacientes. Não queremos deixá-los desassistidos”, explica o farmacêutico Dayllon Ruan Siqueira, coordenador da Central de Demandas e Farmácia Judicial do município.

Além das insulinas especiais, mensalmente, cerca de quatro mil pessoas, entre adultos e crianças, retiram insulinas e seringas na Central de Dispensação de Medicamentos no PAM do Alcântara, em São Gonçalo, unidade que é referência no tratamento da diabetes. No município, os cinco polos sanitários oferecem informações, consultas com cardiologistas, endocrinologistas, exames e medicamentos à população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s