POSTOS DE SAÚDE JÁ PODEM FAZER CURATIVOS

Ideia é descentralizar serviço, levando o procedimento a todas as regiões

A Secretaria de Saúde já está disponibilizando o serviço de curativos em cinco postos. A medida é para descentralizar a realização do procedimento, que vinha sendo feito exclusivamente no Pronto Socorro Leônidas Sampaio (PSLS), no Alto da Serra. Agora, a população pode encontrar o serviço de curativos no Posto de Saúde de Pedro do Rio, centros de Saúde do Centro e Itamarati e nas UBSs do Retiro e Quitandinha.

A Secretaria de Saúde já implantou este serviço para atender a moradores de outras regiões. São cinco os postos que contam com o serviço e quer levar a mais locais ainda este ano.

A expectativa é que, a partir de setembro, outras quatro unidades possam contar com o serviço de curativos. O procedimento vai ser implantado nas UBSs de Araras, Mosela e Itaipava e no Posto de Saúde da Família (PSF) do Morin. Enfermeiros e técnicos de enfermagem foram capacitados para melhor atender a população, além de melhorias feitas para adequar os espaços.

O Pronto Socorro Leônidas Sampaio era a referência do município na disponibilização de curativos. Em todo o ano de 2017, foram feitos 20.001 curativos na unidade. Em 2018, de janeiro a junho, foram mais de 10 mil. Agora, as cinco unidades de saúde contam com material próprio, além de equipamento para esterilização dos itens usados.

O Auxiliar de serviços gerais Cristiano Gusmão buscou a Unidade Básica de Saúde do Retiro para fazer curativo no tornozelo. Morador da Comunidade do Neylor, ele conta que poder ter o serviço perto de casa é um grande benefício.

“Já estou economizando com o valor da passagem, que iria gastar para ir até o hospital. Tenho que fazer este curativo todos os dias e, agora, só preciso vir até aqui na UBS. Pertinho de casa”, contou Cristiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s