CASA DE CULTURA TEM EXPOSIÇÃO DE QUADROS ATÉ O DIA 30

Até o dia 30 de outubro, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (Chat) estará aberta com visitação gratuita para a exposição “Desvendando o sagrado”, dos artistas itaboraienses Robson de Figueiredo e Ivan Cid. A mostra conta com 15 quadros baseados em antigos mestres da pintura, mais exclusivamente no período entre a renascença e o barroco, explorando suas técnicas e estilos.

Na noite da última quarta-feira (10/10), a Chat recebeu a abertura da exposição, com a presença dos artistas e do público geral. Ivan Cid ressaltou sua satisfação em expor pela primeira vez com o seu professor, o artista Robson de Figueiredo.

“Comecei as aulas com o Robson em 2007, com pinturas mais simples, como paisagens, flores e frutas. Mas meu desejo sempre foi pela pintura renascentista, a técnica do claro com o escuro, e rostos de pessoas. Hoje sinto-me preparado, pois passei pelo básico. Muita gente nem sabe que eu pinto quadros, porque só me conhece como maestro, visto que fui por 26 anos regente da Banda da Guarda Municipal, que inclusive foi fundada por mim”, disse Ivan Cid, ressaltando ainda que muitos dos quadros expostos estão a venda, e custam de R$ 200 a R$ 5 mil.

44335724435_00e8f02ebd_zAluna do coral “Vozes de Itaboraí”, regido por Ivan Cid, na Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, Enelite Duarte da Silva, 70 anos e moradora do Centro, foi conferir a exposição de quadros e ficou encantada com tudo que viu. “Eu nem sabia que o Ivan Cid pintava, e por sinal maravilhosamente bem. Sem falar nos quadros do Robson, que são lindos também. Adorei tudo. Estão de parabéns”, comentou Enelite.

Ivan Cid é artista plástico, maestro e escritor. É formado em Educação Artística e Bacharel em Regência Coral e Orquestral pela UNI-RIO. Começou seus estudos de desenho e pintura a óleo com o Mestre Robson Figueiredo em 2007.

Robson de Figueiredo cursou a escola Severus Artes Galeria de Niterói, dos 11 aos 13 anos, porém, por consequência dos estudos precisou interromper o seu sonho. Aos 23 anos a arte retornou a sua vida quando começou a estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se especializou em pintura por 5 anos. Há 13 anos tem lecionado desenho e pintura, realizando exposições em galerias de arte do Rio, na Casa de Cultura, em Friburgo e Niterói.

O fascínio pela arte faz parte da sua vida desde a infância. O mundo das telas, cores e pincéis impregnam sua mente fazendo-o enxergar tudo ao seu redor de uma forma peculiar, intrínseca e fora dos padrões conhecidos.

A Casa de Cultura fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro – Itaboraí. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s