SAÚDE DA MULHER EM ITABORAÍ VAI ALÉM DO OUTUBRO ROSA

Apesar do Outubro Rosa, a cidade de Itaboraí vem realizando a prevenção ao câncer o ano todo. Com objetivo de diagnosticar precocemente não só o câncer de mama, como também o câncer de colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando a realização de exames preventivos nas Unidades de Saúde da Família – USFs e Policlínicas.

Na cidade, são 41 locais que realizam gratuitamente a coleta do exame preventivo para as mulheres, o Papanicolaou, com idades entre 25 a 64 anos de idade. De acordo com o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, a espera entre coleta e o resultado dura, em média, 60 dias.

“O exame preventivo é indolor, simples e rápido. É importantíssimo que ele seja feito para que sejam detectadas as células cancerígenas. Por isso deve ser realizado regularmente todo ano, para que em caso de positivo, a mulher possa iniciar precocemente o tratamento, tendo assim, grandes chances de cura”, comentou a enfermeira do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Flávia dos Santos.

Com relação à prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que é muito importante que as mulheres façam o exame clínico anualmente com um profissional. Prioritariamente, mulheres entre 50 e 69 anos também devem fazer a mamografia a cada dois anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município solicitam o exame de mamografia.

Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio. De acordo com levantamento do Sistema de Informação e Geoprocessamento em Saúde de Itaboraí, no ano de 2017 foram realizados por meio da Prefeitura, 5.128 exames preventivos ao câncer de colo do útero. Em 2018 já foram contabilizadas 4.635 coletas realizadas nas Unidades de Saúde de Itaboraí. Os exames de mamografia registraram no ano de 2017, 3.394 mil realizados e de janeiro a setembro de 2018, foram registradas 2.871 mil análises.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca, o câncer do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ainda que raro, também acomete os homens. Somente neste ano já foram registrados 59.700 novos casos.

“Outubro tem a proposta de estimular cada vez mais as mulheres a fazerem seus exames de rotina para prevenção e mostrar sua importância para as que não veem isso como rotina, como uma preocupação de estar se prevenindo. É o mês em que todos estão voltados pra essa causa, mas em especial aqui na cidade de Itaboraí, temos isso como rotina. Fazemos essa conscientização todos os meses e tem surtido grandes resultados de detecções precoces, viabilizando um tratamento mais rápido das pacientes. Esperamos poder ofertar a população cada vez mais e fazer da prevenção como uma grande aliada”, disse o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio.

Sobre o Outubro Rosa

O nome faz referência à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. A ação chama atenção para a saúde da mulher em geral, alertando sobre a importância dos exames preventivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s