NITERÓI REALIZA A V FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA CIDADE

A Prefeitura de Niterói promoveu nesta sexta-feira (19) a V Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da cidade, no Campo de São Bento, em Icaraí. Durante dois dias serão apresentados trabalhos científicos e culturais de Unidades de Educação da Rede Municipal de Niterói.

O evento faz parte do calendário da cidade e integra a XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como temática “Ciência para redução das desigualdades”.

Além das Unidades de Educação da rede pública, participaram também da exposição a Marinha do Brasil, o Museu de Arqueologia, Instituto Vital Brazil, Projeto Aruana, além de outras instituições ligadas à pesquisa e à inovação. As escolas participantes irão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador, instituído pelo Conselho Municipal da Ciência e Tecnologia.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada em todo o Brasil, foi instituída por um decreto presidencial no dia 9 de junho de 2004 e tem o objetivo de integrar a ciência e a tecnologia como instrumento de transformação social.

No município de Niterói, a abertura da programação aconteceu no dia 4 deste mês, e contou com uma palestra sobre Mulheres na Ciência. Já na terça-feira, 16, foi a vez do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) realizar na Casa do Conhecimento, do Caminho Oscar Niemeyer, a programação com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades’’.

Durante os dias 16 e 17 foram exibidas, nas escolas da rede, animações produzidas por alunos e professores das unidades. Já na quinta-feira, 25, acontecerá no Teatro Popular a II Feira de Ciências da Educação Jovens e Adultos (EJA).

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, destacou o reconhecimento da mulher no meio cientifico.

“A abertura do Mês da Ciência discutiu os desafios e perspectivas das mulheres atuantes nesta área. A educação e a valorização dessas profissionais são de suma importância para que possamos alcançar um país cada vez mais justo’’, declarou Flávia.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a temática da Semana Nacional deste ano.

“A ciência e a tecnologia são direcionadas para o aperfeiçoamento do conhecimento humano, o que demonstra a importância de se compartilhar os momentos que serão vivenciados neste evento. Vale destacar que o tema deste ano é de grande relevância por estar relacionada à inclusão e à valorização”, ressaltou Bruno.

Para encerrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizado nos próximos dias 26 e 27, o Nit Tech – Evento de Game e Tecnologia, onde serão apresentados trabalhos produzidos por alunos da rede na Oficina de Robótica de 2018. O evento tem como público alvo jovens e adultos interessados em tecnologia, além de um campeonato de games em que serão distribuídos diversos prêmios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s