VIGILÂNCIA AMBIENTAL DE SÃO GONÇALO REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO AO AEDES AEGYPTI

Com a proximidade do Dia de Finados, a equipe de Ponto Estratégico da Vigilância Ambiental realiza, desde a última semana, ações de prevenção a doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya nos cemitérios públicos e particulares de São Gonçalo. O trabalho, que é realizado de forma periódica durante todo o ano nos cemitérios do município, é intensificado com a chegada da data, que aumenta o número de visitas, já que é comum as pessoas reverenciarem seus entes queridos com vasos de flores. Se não for feita de forma adequada, a homenagem pode ser um prato cheio à proliferação do mosquito.

Para Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, as ações e vistorias para combater o mosquito são frequentes nos locais e existem outras formas de prestar homenagens. “Existem duas possibilidades mais indicadas para prestar homenagens nos cemitérios da cidade. Uma delas é colocar terra nos vasinhos, de preferência os que possuem furos na parte inferior. A outra é comprar flores artificiais, sem se esquecer de tirar o plástico que as envolve, evitando assim o acúmulo de água”, explica.

Entre esta terça-feira (30/10) e a quinta-feira (1/11), serão realizadas ações de panfletagem e mobilização social pela equipe de Educação, Informação e Comunicação da Vigilância nos Cemitérios São Gonçalo, São Miguel, Santa Izabel, Pacheco, Parque da Paz, Parque Nicteroi.

“O aumento do número de visitantes pode se transformar em um estímulo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças. Os agentes verificam acúmulo de água em possíveis criadouros do mosquito, como pratinhos de flores e vasos, e orientam a população. Os técnicos também usam produtos para acabar com os mosquitos que podem transmitir doenças para os funcionários que trabalham diariamente nos cemitérios e também os visitantes”, informou o secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s