POLO DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ABRE À POPULAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA

Unidade começa a funcionar com mais de 300 tipos de medicamentos

Mais um polo do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) será aberto à população na próxima segunda-feira (12.11). A nova unidade vai funcionar em Corrêas, na rua Vigário Corrêa, 69-A. No local serão disponibilizados mais de 300 tipos de medicamentos, para tratamentos diversos, para os cerca de 2000 pacientes ativos no Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

A nova sede do polo pretende organizar a distribuição dos medicamentos e garantir um atendimento mais rápido e humanizado aos usuários. Esse é mais um ganho para rede pública de saúde na cidade. O paciente que chegar neste polo vai receber todo o suporte necessário para dar continuidade ao tratamento indicado. Neste local terá profissionais preparados orientar os usuários. Essa nova estrutura adequa a distribuição dos medicamentos.

Antes da nova sede, o NAF contava com o atendimento na farmácia do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em estrutura reduzida e era de acesso dificultado para os pacientes que não eram oriundos do HAC. “A transferência desse atendimento para esta nova unidade é um novo ganho para o usuário, pois aqui oferece maior acessibilidade, por ser mais central e por oferecer melhor estrutura para a população e para os próprios profissionais que atuarão no atendimento”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, que realizou uma visita nesta quinta-feira (08.11).

O local contará com profissional da área farmacêutica que contribuirá na avaliação de cada solicitação de medicamento. De acordo com a chefe do NAF, Rosilene Borsato Costa, a equipe é preparada para analisar os pedidos e, no caso de solicitação de medicamento em específico, que esteja fora da lista definida pelo Ministério da Saúde e pelo Município, terá condições de substituir ou avaliar outra medida para o fornecimento da medicação que melhor atenda ao tratamento do paciente. “Vamos trabalhar com as medicações determinadas pelo Ministério da Saúde, mais as que o município entende como necessárias para atender as necessidades da população”, reforça Rosilene.

A lista de medicações disponível no NAF, pode ser consultada através do site da Prefeitura http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/ e também estará relacionada em uma cartilha, que será fornecida aos profissionais da rede médica do município. Com essa medida, se pretende uniformizar o atendimento público de saúde. “Se formos somar tudo que fornecemos nos postos de saúde, a nossa lista de remédios é muito maior do que a gente já dispensa dentro de um protocolo, mas existem muitos médicos que ainda prescrevem fora dessa lista e muitas vezes temos produtos que podem ser substituídos”, destaca a Rosilene Borsato Costa.

O NAF atende todos os usuários da rede pública de saúde e ainda, reforça o fornecimento de medicamentos indicados por mandato judicial, por demanda administrativa e remédios básicos. Os pacientes da rede privada que recorrerem ao polo, passam por avaliação do receituário médico.  A recomendação é de que a cidade funcione com duas unidades, a outra fica localizada na Rua Epitácio Pessoa, no Centro. “Estamos melhorando o acesso da população para esse tipo de atendimento”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s