25ª FEIRA DO LIVRO DE ITABORAÍ AGITA A CIDADE

Nem a chuva foi capaz desanimar os participantes da 25ª Feira do Livro de Itaboraí nos dois dias de programação, 08 e 09 de novembro. Com o tema “Ler ensina, diverte e encanta”, o evento contou com milhares de participantes, entre estudantes e professores da rede municipal, estadual e privada de ensino, além da comunidade em geral. A Feira do Livro foi realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio do Projeto Bagagem Cultural, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Na abertura, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou a importância do evento e agradeceu ao patrocínio. “Quero agradecer ao Projeto Bagagem Cultural pelo patrocínio, porque sem eles este evento tão importante não teria acontecido. Estamos vivendo uma crise financeira muito grande, mas acreditamos que só a Educação transforma o mundo. Agradeço ainda a todos os servidores envolvidos na organização do evento”, disse Dr. Sadinoel.

45749933292_daa77e308f_zSegundo a diretora do Projeto Bagagem Cultural e idealizadora do Pé no Chão Produções Artísticas, Rita Gama, este evento também é a culminância do projeto no município. Itaboraí foi contemplada com o Bagagem Cultural, com oficinas e atividades literárias em 16 escolas municipais e ainda 4 instituições, como a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (Chat); Centro de Memória; Coletivo Ponte Cultural e Salas de Leitura.

“Quero agradecer ao município por receber nosso projeto com muito carinho. Itaboraí é uma região de vasta riqueza de aspectos paisagísticos e culturais como os blocos de carnaval, folia de reis, relatos dos anos da expansão ceramistas pelo Brasil, achados arqueológicos, prédios históricos do local e outros. Aqui também encontramos uma Secretaria de Educação apoiadora da literatura, e queremos continuar com a parceria no próximo ano”, frisou Rita.

Nesta edição, a Feira do Livro, contou com os autores homenageados, sendo o músico e escritor itaboraiense, Nini Alcântara, nascido em 1948; a escritora e professora Sylvia Orthof (1932 – 1997) e o escritor e historiador, doutor em Comunicação e Cultura e professor de Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joel Rufino (1941 – 2015).

45799497331_3ecccb137b_zO secretário municipal de Educação, Marcos Dias, destacou o grande esforço da equipe, não só da Secretaria, mas dos professores e funcionários das escolas municipais. “Esses momentos são essenciais, pois é uma oportunidade da escola mostrar seus trabalhos desenvolvidos durante todo o ano. E por sinal, ótimos trabalhos, remetendo aos homenageados. Um agradecimento especial ao Projeto Bagagem Cultural, e seus parceiros, que confiaram em nós”, destacou Marcos.

Além da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, a programação aconteceu em vários prédios do entorno, como na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (Chat), com a exposição “Casa da Sylvia Orthof”, em parceria com a Editora Rovelle, com visitação de escolas agendadas e público em geral, e também contação de histórias. A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo contou com bate-papos com autores locais. Na Associação da Maior Idade, ocorreu exposição e venda de livros literários, pedagógicos e de diversos gêneros e faixas etárias, de terror a romance.

30859926677_e3ac76a34b_zE ainda no Centro de Memória (antigo prédio da Câmara de Vereadores), ficaram expostos livros confeccionados pelos alunos das escolas, em suas feiras do livro internas. O Espaço Universitário abriu o Cine Literário, com exibição e análise de trechos do filme Pantera Negra, uma adaptação das aventuras do primeiro super-herói negro, criado em 1966. O Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí contou com palestras de variados temas, relacionados aos autores homenageados.

E a quadra Manoel Ângelo Arêas Campos foi o palco principal do evento, com shows; apresentações das unidades escolares municipais, com danças, coral, poesia e outros; Coral Vozes de Itaboraí; Orquestra Chiquinha Gonzaga, com alunos da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi e muitas atividades. Todos os eventos literários aconteceram simultaneamente, com apresentações culturais, bate-papos, palestras, músicas, contação de histórias, venda e exposição de livros, entre outros. Tapetes literários ficaram espalhados pela praça, com leitura de histórias, e ainda oficina de pintura e dobraduras. Além da “Trupe Achei Graça”, com palhaços e perna de pau, interagindo com o público.

43963647260_431afe349f_zPara a professora mediadora, da Escola Municipal Mariana da Glória, no Sapê, Aline Caciano Sena, a Feira do Livro é um evento de suma importância para a comunidade escolar. “O evento desperta a leitura, que é fundamental para o aprendizado”, disse Aline.

A aluna da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras, Maria Eduarda de Deus Nicanor, 12 anos, estava animada no espaço do corredor literário, com exposição e venda de livros. “Estou adorando e está muito animado, e assisti ótimas apresentações. Olhei vários livros que gosto, de romance e drama”, disse a estudante.

Dentre as atrações do evento, bate papo e show com o homenageado Nini Alcântara; shows de Cley e Banda e da banda Three Rockers. Apresentações musicais e contação de histórias com “Céu na Terra”; “Brinquedos Cantados”; Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. E danças, músicas, dramatizações, paródias e textos poéticos apresentados pelos alunos, resultado das feiras do livro das escolas municipais. E ainda apresentações da Companhia do Solo; Rosana Reategui e Aline Gonçalves; Os Alquinos; oficina de cerâmica, com a Associação de Oleiros de Itaboraí. Além do Grupo Poranduba; Ilana Pogrebinschi e Kathiuska Alvarez. A animação ficou por conta de Robson e Juliana.

43963647000_ec7ceb0da0_zAs palestras de variados temas, contou com a professora, designer e ilustradora Maíra Lacerda, intitulada “Ilustração e Design Gráfico: Narrativas Visuais”. “Fico feliz em ver que Itaboraí é uma cidade que valoriza muito a leitura com essas ações e precisamos que outras cidades sigam o exemplo de vocês”, disse Maíra.

Também a palestra “África-Brasil: Laços e Diferenças”, da autora Sônia Rosa, professora, contadora de histórias, orientadora educacional e escritora. Em parceria com a Casa da Leitura, sede do Proler — Programa Nacional de Incentivo à Leitura —, Sônia Rosa. E ainda “Recontos da Mitologia Grega para a Juventude” com o autor Carlos Alberto de Carvalho, que escreve livros de mitologia grega e africana, filosofia para crianças, fábulas africanas e romances, e novelas históricas.

A estagiária do Curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha, em Itambi, Thaiana Nunes, 18 anos comentou que esta foi à primeira vez que está participando como voluntária na Feira do Livro, com contação de história na Chat, para alunos. “Os estudantes interagiram bastante e é uma experiência para nós estagiárias. Eu não escolhi a Formação de Professores, ela que me escolheu. Entrei no curso forçada pela minha mãe, e fui me adaptando, hoje eu tenho certeza que quero ser professora. E futuramente cursar uma faculdade de Pedagogia ou Psicopedagogia”, finalizou Thaiana, que atuou como mediadora na história “A Botija de Ouro”, de Joel Rufino.

45781014001_e2100738df_zTodo evento contou com o apoio das secretarias municipais de Transportes; Segurança e Defesa Civil; Obras e Serviços Públicos; Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Saúde; de Governo, por meio do Departamento de Comunicação Social e a Chefia de Gabinete. E ainda com a parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) que esteve com dez editoras consagradas. E também com o auxílio das estagiárias dos Cursos de Formação de Professores do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (CEVI) e o Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha, que atuaram como mediadoras nos espaços de contação de histórias e de oficinas artísticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s