CONFERÊNCIA ATUALIZA PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO

A V Conferência Municipal de Educação de Nova Friburgo (COMENF), realizada nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no Teatro Municipal Laercio Rangel ventura, foi concluída na tarde do domingo passado, cumprindo seu propósito de avaliar o Plano Municipal de Educação (PME), atualizando metas e estratégias.

Na noite de sexta-feira, a abertura contou com a presença de dezenas de profissionais da educação e autoridades. Compuseram a mesa solene o secretário de Educação, professor Renato Satyro; o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Norival Spindola do Amaral; a técnica do Ministério da Educação, Cíntia da Luz Rodrigues; a presidente da mesa e do Conselho Municipal de Educação (CME), Maiara Inimá de Oliveira Assis; o presidente substituto da mesa, professor Igor Pinto, subsecretário administrativo da SME; a secretária da mesa, Marília Formiga, representando também o Fórum Municipal de educação.

Todos os discursos ressaltaram a importância de se manter um debate freqüente e aprofundado sobre a educação e que a conferência era fundamental nessas discussões, ainda mais em se tratando da avaliação e atualização do Plano Municipal de Educação de Nova Friburgo (PMENF) instituído com a duração de 10 anos (2015 a 2025) pela Lei Municipal Nº 4.395, publicada em 24/06/2015.

O professor Ricardo Lengruber, membro do CME, e a presidente Maiara Inimá apresentaram um diagnóstico do município, com base em dados oficiais disponíveis na internet em relação ao que consta nas metas do plano de Nova Friburgo. Em seguida, a técnica do DIVAPE/ DICOPE/ SASE/ MEC, Cíntia da Luz Rodrigues, fez uma explanação sobre a importância do plano, sua avaliação e ajustes.

Segundo a presidente do CME, Maiara Inimá, cerca de 90% das notas técnicas apresentadas na conferência foram aprovadas, corrigindo inconsistências no Plano Municipal de Educação. No total, foram debatidas 58 notas técnicas discutidas em Grupos de Trabalho temáticos anteriormente à realização, o que representou grande avanço na qualidade e metodologia da conferência. Para a presidente do CME, o saldo foi positivo, tanto em relação às aprovações, quanto às propostas da plenária que foram debatidas, em torno de dez notas novas.

A V COMENF foi uma realização conjunta do Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s