CARANGUEJOS COMERCIALIZADOS ILEGALMENTE SÃO APREENDIDOS

Ação conjunta resgata mais de 150 unidades. Venda é proibida em período de defeso

A força-tarefa formada pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do ICMBio realizaram neste domingo (18), uma fiscalização que levou a apreensão de mais de 150 caranguejos que estão no período de defeso. A ação foi realizada nas feiras do 1°, 2° e 6° distritos onde as espécies estavam sendo comercializadas por vendedores que abandonaram a mercadoria no momento da fiscalização.

O trabalho mobilizou agentes da Guarda Ambiental Municipal e equipes do ICMBio que foram responsáveis por encaminhar os caranguejos resgatados com vida para a sede do Instituto, e devolvê-los à natureza.

Entenda a proibição

Estabelecido por Lei, é proibida a captura do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus) e do Guaiamum (Cardisoma guanhumi) no período de defeso, que é a época de reprodução da espécie, que vai de 1º de outubro à 30 de novembro para fêmeas e machos, e até 30 de dezembro para fêmeas. No caso do Guaiamum, o período se estende até março tanto para macho quanto para fêmea.

A Lei ambiental protege a espécie proibindo a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização, segundo a Portaria IBAMA Nº 52/03 e N° 53/03. A Secretaria de Meio Ambiente de Magé (SMMA) intensificou as ações fiscalização para garantir que o período seja de preservação da espécie.

Você pode ajudar na proteção do Caranguejo-Uçá e do Guaiamum: em caso de informações sobre a comercialização ou cata ilegal durante o período de defeso, entre em contato com a SMMA, pelo telefone (21) 2647-1214.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s